O HoloLens 2 foi lançado em 2019, três anos após o original, com actualizações em quase todos os aspectos: um campo de visão mais amplo, maior resolução, rastreio ocular, rastreio de mãos bastante melhorado e computação mais poderosa alojada na parte traseira da correia para oferecer um design equilibrado e confortável.
Com os headsets de Realidade Aumentada com passthrough a anos de distância naquela época, e a Magic Leap ainda focada nos consumidores, o HoloLens 2 dominou o mercado empresarial de RA durante anos.
No entanto, o campo de visão do headset, embora melhor que o do seu antecessor, permaneceu relativamente estreito, e os seus ecrãs introduziram regressões na qualidade da imagem.
A Magic Leap mudou-se para o mercado empresarial apenas um mês após o lançamento do HoloLens 2 e, em 2022, lançou o Magic Leap 2 com um campo de visão mais amplo e uma unidade de computação mais poderosa. Combinado com o lançamento do passthrough de alta resolução da Varjo na sua série de headsets XR e, recentemente, com o lançamento de headsets de passthrough viáveis pela Apple e Meta, nos últimos anos o HoloLens 2 simplesmente deixou de ser competitivo.
Há dois anos, a Microsoft pareceu sugerir a possibilidade de lançar um HoloLens 3, mas de acordo com uma reportagem publicada no site Business Insider, o dispositivo foi cancelado devido a “confusão e incerteza estratégica” dentro da empresa. Em 2022, Alex Kipman, figura de longa data da Microsoft na área da realidade mista, deixou a empresa e, tanto em 2023 como em 2024, a sua divisão de realidade mista sofreu despedimentos significativos.
Embora o HoloLens 2 esteja a ser descontinuado, a Microsoft diz que continua “totalmente comprometida” com a versão militar do HoloLens, chamada IVAS.
O Exército dos EUA planeia realizar um teste operacional no início de 2025, antes de um plano para decidir se avança para a produção em grande escala até ao final de 2025.
No entanto, no espaço da RA empresarial em geral, a Microsoft deixou de ser um fornecedor de hardware. Em vez disso, a sua nova estratégia gira em torno da sua parceria com a Meta.
Até agora, essa parceria trouxe o Xbox Cloud Gaming e as aplicações web do Office para o Horizon OS dos headsets Quest e em breve trará a extensão automática do ecrã de computadores com Windows 11 bastando olhar para eles com o headset na cabeça.
A descontinuação do HoloLens 2 surge numa altura em que a própria Meta revelou um protótipo do seu próprio dispositivo de RA transparente, chamado Orion, que oferece um campo de visão muito mais amplo no formato de um par de óculos espesso.
A Microsoft diz que o HoloLens 2 continuará a receber “actualizações para resolver problemas críticos de segurança e regressões de software” até 31 de Dezembro de 2027.