Desde que o Gemini chegou ao Android que os Google Maps eram apontados como uma das apps que que esta IA poderia ser mais útil, tanto no planeamento de rotas, como na apresentação de sugestões. A partir de hoje, isto torna-se realidade.
A Google anunciou um update que acaba por dar uma nova vida à aplicação: «Estamos a transformar o Maps com o poder dos modelos Gemini, ajudando o utilizador a obter respostas relativamente às questões complexas sobre o mundo», diz a marca num artigo de blog em que descreve as novidades – destacamos três.
Uma das principais é, precisamente, a de pedir ao Gemini, no Google Maps, sugestões de planos: por exemplo, ‘restaurantes para jantares de grupos num Sábado à noite’. A resposta é dada sob forma de uma lista de locais, com fotos e avaliações, para que possamos escolher. Também é possível pedir mais informações sobre um determinado local, como perguntar ao Gemini se há esplanada ou quais são os principais pratos do menu.
A segunda tem que ver com o facto de a ‘Visão Imersiva’ ficar disponível em Lisboa, (embora possa não ser para já, dado que a actualização deste modo, não só à capital portuguesa, mas a mais cidades, é feita de forma gradual). Esta forma de usar a app recorre a «IA, imagens e visão computacional» para ver as ruas da cidade e locais de interesse, como monumentos, estádios ou outros pontos de interesse.
A Google diz ainda que este modo permite ver «como vão estar as condições meteorológicas e de trânsito no dia e hora» em que queremos visitar Lisboa. A ‘Visão Imersiva’ também mostra «onde estacionar» e dá alertas para uma estrada (como uma «curva perigosa») de forma a «preparar» os utilizadores da app.
Finalmente, o Waze também recebeu uma actualização que ajuda a ficarmos mais focados na condução: a possibilidade de criar alertas nas estradas (trânsito, acidentes, cortes de vias) usando a voz, em vez de estar a tocar no ecrã.