A quinta edição do European Rocketry Challenge (EuRoC) arranca hoje de forma oficial com uma cerimónia que vai ter a presença de Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa; a competição decorre entre Ponte de Sor e Constância, em paralelo com o Portugal Air Summit 2024.
Sexta-feira começa a competição em si, com as equipas de estudantes de várias universidades europeias («25 de 20 nacionalidades», diz a organização). Este ano há, contudo, uma novidade que se traduz numa participação “outsider”: o EuRoC vai ter uma equipa australiana.
As equipas começam amanhã a fazer os lançamentos dos seus foguetes no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, o que se mantém até 14 de Outubro. De «acordo com a previsão meteorológica», os responsáveis dizem que o «maior número de lançamentos» irá apenas acontecer a «13 de Outubro».
Este ano, o EuRoC conta com a participação de «seis centenas de jovens» que concorrem com «rockets pensados, desenvolvidos e construídos por eles mesmos, que podem ultrapassar os dez metros de comprimento e que, em alguns casos, sobem aos nove mil metros de altura», explica a organização.
A representar Portugal, estão as equipas RED (do Instituto Superior Técnico) e Porto Space Team (da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Assistir a este evento no local é grátis, mas obriga à apresentação de um bilhete, limitados a cem, por dia. O download deve ser feito aqui.