A quinta edição do EuRoC terminou com a vitória da equipa italiana Skyward (repetiu a conquista de 2022), que ganhou ainda o prémio destinado à categoria Flight Award H3, destinada ao foguete híbrido que atingisse um apogeu de três mil metros.
Das duas equipas portuguesas que participaram na edição deste ano, RED (Instituto Superior Técnico) e Porto Space Team (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), só a primeira ganhou um prémio, o que aconteceu pelo «segundo ano consecutivo»: o Flight Award S3, do lançamento a três mil metros de um rocket com motor sólido.
Já a Porto Space Team teve um contratempo: a equipa da FEUP «qualificou-se para efectuar o lançamento, mas dificuldades de última hora impediram os estudantes de concretizar esta meta», explica a organização do EuRoC.
Apesar de a equipa italiana ter sido a vencedora geral, houve duas equipas que ganharam mais prémios individuais, três cada. A austríaca ASTG levou para casa o Flight Award H9 (motos híbrido a nove mil metros), o Design Award e o Technical Award; a alemã WARR, conquistou o Flight Award L3 (motor líquido a três mil metros), o Team Award e o Payload Award.
«Este foi o maior número de lançamentos que tivemos numa só edição da competição. Em dezanove possíveis, aconteceram dezassete, o que indica uma grande taxa de sucesso», conclui Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.