Depois do iPhone, dos Apple Watch e dos AirPods, a Apple dá início a uma semana dominada pelas apresentações dos Mac. Contudo, neste caso, não vai haver uma apresentação como aconteceu em Setembro, com a empresa a optar apenas pela comunicação das novidades através de comunicado de imprensa.
Segundo os rumores que têm sido partilhados nos últimos dias, a Apple deverá anunciar novas versões dos MacBook Pro, um renovado Mac Mini e a chegada de novos processadores aos iMac.
No caso dos computadores portáteis, a grande novidade deverá ser o “salto” para o chip M4. Em Outubro, uma conta russa de YouTube mostrou o supostamente novo MacBook Pro de catorze polegadas, inclusive com a descrição pormenorizada das características, incluindo 16 GB de RAM, 512 GB de armazenamento, três portas Thunderbolt 4 e a cor Space Black.
Já no que respeita ao MacBook Air, não deverá ser feito qualquer anúncio, para já, ficando a chegada os M4 adiada até ao início de 2025. Em sentido oposto estará o Mac Mini, que irá ficar ainda mais pequeno – os rumores apontam para um formato em linha com a Apple TV, com os M4 e M4 Pro.
Este computador da Apple deverá perder as portas USB-A e ter mesmo a maior mudança de design desde 2010 – há catorze anos que a marca não muda o aspecto deste computador, que tem tido sempre as mesmas dimensões: cerca de 4 cm de altura por quase 20 de largura.
Finalmente, o iMac: desde 2021 que tem havido sempre updates de processador, pelo que a chegada do M4 é um dado (quase) adquirido. Além disso, a Apple deve ainda anunciar versões actualizadas de três acessórios com USB-C: Magic Mouse, Magic Trackpad e Magic Keyboard.
Os anúncios dos novos Mac devem começar hoje, entre as 18 e as 19 horas de Portugal, apenas com a informação a aparecer no site da Apple, sem transmissão no YouTube.