Num cenário que tem todos os ingredientes para se transformar num apocalipse, alegadamente uma equipa de cientistas chineses usaram tecnologia de computação quântica ocidental – especificamente da empresa canadiana D-Wave – para anular algoritmos de criptografia que antes eram considerados inquebráveis. Este desenvolvimento marca um marco significativo para o novo campo da criptografia quântica.
De acordo com uma notícia publicada pelo South China Morning Post, uma equipa de investigadores liderada por Wang Chao, da Universidade de Xangai, quebrou alguns dos algoritmos de criptografia mais utilizados. No artigo científico, que foi revisto por pares, os investigadores consideram este desenvolvimento uma “ameaça real e substancial” para os métodos de criptografia usados nos sectores bancário e militar.
De acordo com a informação disponibilizada, a equipa usou um computador quântico da D-Wave para ultrapassar alguns dos algoritmos de criptografia fundamentais, incluindo o Present, Gift-64 e o Rectangle, que juntos formam a espinha dorsal do paradigma de segurança digital actual.
“BREAKING: Chinese quantum computer just cracked multiple SPN algorithms. This is way bigger than cracking the ENIGMA code. The future of encryption is at stake.”https://t.co/ZhphtZIdjr
— William Huo (@wmhuo168) October 12, 2024
Especificamente, a equipa de Wang Chao usou uma técnica conhecida como “quantum annealing“, que é o princípio fundamental por trás do funcionamento dos computadores quânticos da D-Wave. O método aproveita as flutuações quânticas – uma mudança aleatória e temporária na quantidade de energia num ponto particular no espaço – para encontrar o mínimo global de uma determinada função sobre um conjunto de soluções candidatas.
A equipa então combinou o algoritmo de “quantum annealing” com uma série de abordagens matemáticas convencionais para produzir uma nova arquitectura computacional capaz de quebrar métodos de criptografia mais utilizados.
Em teoria, este método também pode ser usado para eventualmente quebrar o AES-256, que é amplamente apelidado de algoritmo de criptografia de “nível militar”.
Tenha em mente que através deste método ainda não foi possível ver as chaves criptográficas, mas esse momento está mais perto do que nunca. Esta técnica ainda tem bastantes limitações que incluem uma série de factores ambientais, escassez de hardware e o desafio de criar um único vector de ataque capaz de quebrar vários algoritmos de criptografia diferentes.