Pelo segundo mês consecutivo, testamos um caderno digital: na edição anterior foi o reMarkable 2 e, nesta PCGuia, é a vez de um modelo muito parecido, o Go 10.3 da Boox, a mesma marca do smartphone com e-ink e leitor de livros electrónicos Palma.
E, mais uma vez, esta marca dá cartas no que toca a conceitos tecnológicos diferenciadores – nunca tínhamos visto um caderno digital com ecrã de tinta electrónica e leitor de e-books com Android, na mesma linha do que acontecia com o Palma, relativamente a smartphones.
Este modelo tem quase as mesmas dimensões que o reMarkable 2 (o ecrã é de 10,3 polegadas, como deixa transparecer o nome) mas é quase 25 gramas mais leve. Esta leveza entra em contradição, metaforicamente falando, com o “recheio” incluído: aqui, temos muito mais opções que no dispositivo da reMarkable. Desde logo, como tem uma versão adaptada do Android (igual ao Palma), podemos instalar aplicações da Google Play. Como se isso não bastasse, cada app pode ser optimizada para ir ao encontro do seu propósito – por exemplo, se abrirmos o Chrome, para ver sites, dizemos ao sistema que queremos que esta app se comporte como uma ‘Webpage’ ou ‘Text (as outras opções são ’Video’ e ‘Image’, além de definir a velocidade, que vai influenciar o arrastamento de imagem e texto (não nos podemos esquecer de que estamos a usar um ecrã e-ink).
Incrivelmente, o Boox Go conta ainda com uma app de inteligência artificial (o AI Assistant, baseado no Azure-GPT3, da Microsoft) para gerar texto: pode ajudar-nos a criar uma lista de coisas a fazer ou resumir-nos a história de um livro, tudo em português.
O que também funciona muito bem é o serviço de armazenamento na nuvem da própria marca, o Boox Connect e a opção de navegação/interactividade com os menus Navi Ball, um círculo flutuante que nos dá acesso a várias opções contextuais e rápidas. Uma das únicas críticas que temos de fazer é a nível da tradução – muitos dos menus misturam inglês e português, com umas “pitadas” de castelhano.
Distribuidor: Boox
Preço: €419