A nova placa de expansão Asus ThunderboltEX 5 usa uma ligação PCIe 4.0 x4 e disponibiliza um par das entradas Thunderbolt 5 e um trio de mini DisplayPorts. Internamente, a placa oferecer ligações Thunderbolt e USB 2.0. Por fim, terá de ser ligada à fonte de alimentação do PC (um único conector de 6 pinos) para fornecer até 130 W aos dispositivos que estiverem ligados.
Na semana passada, a Gigabyte lançou um produto semelhante, denominado ‘Thunderbolts 5‘ que é muito semelhante à nova proposta da Asus.
Tal como a oferta da rival, a Asus ThunderboltEX 5 é baseada no controlador Thundebolt 5 Intel JHL9580. A placa de expansão também tem as mesmas ligações externas: duas portas USB Type-C Thunderbolt 5 e três mini DisplayPort. As DisplayPort aumentam as opções de ligação do sistema em três ecrãs 8K a 60 Hz com DSC.
Olhando para as especificações do produto Asus, a largura de banda e potência divergem ligeiramente da placa da Gigabyte. A Asus diz que as portas USB Type-C Thunderbolt 5 duplas desta placa suportam “até 120 Gbps de largura de banda bidireccional” para transferências de dados rápidas e saída de vídeo. No entanto, as especificações da Gigabyte dizem que a sua placa oferece “até 80 Gbps de largura de banda bidireccional ou até 120 Gbps de largura de banda unidireccional”.
As coisas também parecem um pouco diferentes em relação às especificações de fornecimento de energia e suporte de carregamento. A placa Asus oferece até 130 watts de carregamento rápido e 96W para um dispositivo. A empresa diz que é necessário usar uma motherboard Asus para chegar a esse valor. Enquanto isso, a Gigabyte diz que a sua placa suporta o padrão PD 3.1 até 100W. Curiosamente, a placa Asus tem apenas um conector de alimentação de seis pinos, mas a Gigabyte tem dois, por isso é possível que as ligações USB-C possam fornecer até 100 W de energia.
O número e tipo de conectores internos diferem ainda mais entre estas ofertas de placas de expansão Thunderbolt 5. A Asus tem uma ligação Thunderbolt e uma USB 2.0. A placa da Gigabyte tem duas ligações Thunderbolt (uma de 5 pinos e outra de 3 pinos) e uma ligação USB interna. Não é claro se as ligações Thunderbolt internas precisem de ser ligados à motherboard para que se possa tirar o máximo partido da placa.
Ainda não há detalhes de preços ou disponibilidade para nenhum dos dois produtos.