Na apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2024, realizada ontem, a AMD hoje não se mostrou muito optimista em relação à receita geral da divisão de hardware para videojogos, mas confirmou um novo rumor sobre GPU – especificamente, o lançamento no início de 2025 dos processadores gráficos RDNA 4 de próxima geração.
“Estamos no caminho certo para lançar as primeiras GPU RDNA 4 no início de 2025”, disse a CEO da AMD, Lisa Su, e a empresa confirmou à PCWorld que é a primeira vez que partilha esses planos publicamente.
“Além de um forte aumento no desempenho em videojogos, a tecnologia RDNA 4 oferece um desempenho significativamente maior em ray tracing e adiciona novas capacidades de IA”, disse a CEO da AMD.
A confirmação destes chips pela AMD também pode ajudar a dar credibilidade a outros rumores. Ontem, um artigo publicado no site chinês Chiphell espalhou o rumor de que a AMD vai anunciar as novas GPU RDNA 4 na CES 2025, que se realiza em Janeiro, juntamente com novo hardware para portáteis para jogos Strix Halo e Fire Range, uma nova geração de chips para PC/Consolas portáteis Ryzen Z2 e muito mais.
A AMD espera que a receita da divisão de hardware para videojogos continue a diminuir neste trimestre, devido em grande parte ao envelhecimento das consolas PlayStation 5 e Xbox Series. No entanto, a CEO da empresa também disse que, actualmente, o hardware para jogos não é exactamente o foco principal da empresa. Na teleconferência, Su disse que o hardware para jogos vale apenas dois por cento da receita da empresa, enquanto o hardware para centros de dados representa agora mais da metade dos resultados da AMD. Lisa Su disse também que depois de passar 10 anos a transformar a AMD, a sua próxima tarefa é “tornar a AMD a líder no mercado IA em todas as frentes”.