A Amazon apresentou ontem uma gama totalmente nova de dispositivos Kindle, e a estrela da nova família de leitores de ebooks foi o Colorsoft, o primeiro leitor da marca com ecrã a cores. Outras novidades incluem, um novo Kindle Scribe, um Kindle Paperwhite mais rápido e um novo Kindle de entrada de gama com uma nova cor Matcha.
Kindle Colorsoft — O Primeiro Kindle a Cores
De acordo com a Amazon, o novo Kindle Colorsoft traz a cor para o universo Kindle sem comprometer a experiência de utilização. A empresa diz que este leitor:
“Tem tudo o que os clientes adoram no Kindle hoje — alto contraste, mudanças de página rápidas, retroiluminação com ajuste automático e semanas de duração da bateria — e adiciona cores vibrantes mas suaves para os olhos, que envolve o utilizador sem o distrair da história.”
Com o novo Kindle Colorsoft, os utilizadores podem ver as capas dos livros a cores na sua biblioteca ou na loja, ver fotos e fazer sublinhados nos livros usando várias cores.
Segundo a Amazon, o Kindle Colorsoft foi concebido para oferecer cores semelhantes às do papel. O ecrã usa tecnologia de eink a cores da Kaleido (usada noutros leitores a cores) mas tem um backplane de óxido com formas de onda personalizadas para um desempenho mais rápido e um contraste mais elevado em conteúdos a cores e a preto e branco.
O ecrã Colorsoft inclui um novo sistema de retroiluminação LED de nitreto que, quando combinados com os algoritmos desenvolvidos pela Amazon, melhoram a cor e aumentam o brilho, sem desbotar os detalhes.
Para além das cores, o Kindle Colorsoft vem com carregamento sem fios, até oito semanas de duração da bateria e é à prova de água.
O novo leitor de ebooks/bloco de notas digital Kindle Scribe
A nova versão do Kindle Scribe combina os benefícios do Kindle com os de um dispositivo de anotações. O ecrã tem novas bordas brancas e uma textura suave, semelhante à do papel, que dá ao utilizador a sensação de que está a escrever numa folha de papel. O ecrã do Scribe tem 300 ppi para uma maior nitidez quando o utilizador lê ou escreve.
O Kindle Scribe tem uma nova funcionalidade, chamada Active Canvas, que permite escrever directamente em cima dos livros. A anotação torna-se parte da página e o texto do livro flui dinamicamente à sua volta — se o utilizador aumentar o tamanho da letra, alterar o estilo da letra ou o layout do livro, a anotação permanece visível. Em breve, os utilizadores vão também poder escrever as anotações no painel lateral e ocultá-las facilmente quando terminar. A a Inteligência Artificial também chegou ao Kindle com um novo bloco de notas, que permite resumir rapidamente páginas e páginas de anotações em marcadores concisos numa fonte cursiva que pode ser facilmente partilhada — directamente no separador do bloco de notas. Os utilizadores também podem refinar as anotações numa fonte cursiva, para que mantenha a aparência da escrita à mão, sendo ainda legível.
Kindle Paperwhite mais rápido
De acordo com a Amazon, o novo Kindle Paperwhite é o mais rápido de sempre. As interfaces da Biblioteca Kindle e da Loja são mais rápidas e respondem mais depressa e a mudança de página é agora 25% mais rápida.
O ecrã usa transístores de película fina de óxido que lhe confere um maior de contraste em relação aos outros modelos Kindle. O ecrã cresceu para 7 polegadas, mas a Amazon conseguiu reduzir a espessura do dispositivo e aumentar a autonomia da bateria para três meses.
O Kindle Paperwhite é à prova de água, tem 16 GB de armazenamento e está disponível nas cores Framboesa, Jade e Preto. O Kindle Paperwhite Signature Edition, que vem com 32 GB de armazenamento, carregamento sem fios opcional e luz frontal com ajuste automático, está disponível nas cores Framboesa Metálico, Jade Metálico e Preto Metálico.
Kindle com uma nova cor
Com apenas 158g, o novo Kindle de entrada é pequeno o suficiente para caber na sua mão ou no seu bolso e partilha algumas funcionalidades com os modelos mais caros. Tem um ecrã anti reflexo com 300 ppi, 16 GB de espaço, mudanças de página mais rápidas, um contraste maior, uma luz frontal 25% mais brilhante na configuração máxima e uma bateria que dura algumas semanas. O novo Kindle pode ser comprado numa nova cor chamada Matcha.
Preços e Disponibilidade
Os novos Kindle estão disponíveis para encomenda agora na loja Amazon, mas o Kindle Colorsoft só estará disponível a partir de 30 de Outubro.
O Kindle de entrada de gama está disponível agora a partir por 121,98 euros. O Kindle Paperwhite custa 172,80 euros e o Kindle Paperwihte Signature Edition está disponível por 203,29 euros.
Como já foi mencionado, o Kindle Colorsoft Signature Edition será lançado a 30 de Outubro e está disponível agora para pré-encomenda por 304,95 euros. O novo Kindle Scribe será lançado a 4 de Dezembro.