A evolução do Tetris competitivo acelerou dramaticamente nos últimos anos. Apenas nove meses depois de um jovem de 13 anos se tornar a primeira pessoa a “vencer” o jogo, os campeões de Tetris estão a descobrir mais formas de alcançar os seus pontos finais teóricos e atingir marcos que se pensava que não era possível alcançar.
Um bicampeão mundial de Tetris tornou-se recentemente a primeira pessoa, sem assistência de máquina, a activar o jogo infinito ao completar o nível 255 na versão do jogo para a consola NES, o que fez com que o jogo reiniciasse no nível 0. Esta conquista aumenta significativamente os limites teóricos para as pontuações máximas.
Michael “dogplayingtetris” Artiaga, de 16 anos, demorou cerca de 1 hora e 40 minutos a chegar ao nível 0, o que obrigou a eliminar 3.300 linhas. Depois de celebrar, ele continuou por mais 40 minutos até que perdeu no nível 91, estabelecendo um novo recorde de 29,4 milhões de pontos.
Desde o lançamento da versão NES em 1988 até 2011, acreditava-se que passar do nível 29 era impossível porque os botões do comando não permitiam mover os blocos com rapidez suficiente. Mas foram inventadas novas técnicas de pressão nos botões que eventualmente permitiram aos jogadores ultrapassarem o nível 100, o que revelou falhas no código do jogo que não tinha sido pensado para ir além do nível 29.
Quando se passa do nível 138, as falhas no esquema de cores, por vezes, tornam os blocos difíceis de ver, e há uma forte probabilidade de o jogo parar de funcionar depois do nível 155. Em Janeiro, com a ajuda de ferramentas de IA, Willis “Blue Scuti” Gibson chegou ao ponto em que o jogo simplesmente deixou de funcionar, tornando-se o primeiro ser humano a “vencer” o Tetris.
A única ressalva é que Artiaga usou uma versão corrigida do jogo que o torna mais resistente a crashes. Mas ele encontrou um obstáculo inesperado: os níveis começaram a ficar progressivamente mais longos.
35 years after its release, @dogplayingtris just became the first person to get the NES Tetris rebirth. He made it all the way to level 255, then the game wrapped around and restarted from level 0. pic.twitter.com/Igwa2fIrmJ
— SummoningSalt (@summoningsalt) October 6, 2024
No Tetris, cada nível dura 10 linhas, por isso 255 níveis não deveriam somar 3.300 linhas. No entanto, depois do nível 219, o jogo deixa de conseguir acompanhar com precisão o progresso do jogador, e a discrepância aumenta a quantidade de linha a ultrapassar nos níveis subsequentes. Este erro e as falhas de cor culminaram no nível 235, em que Artiaga teve de eliminar 800 linhas com os blocos quase invisíveis, o que demorou cerca de 20 minutos.
Depois deste recorde, as competições de Tetris provavelmente entraram numa nova fase, já que os jogadores profissionais podem, teoricamente, jogar sem parar se usarem as versões corrigidas do jogo. Ainda assim, alguns continuarão a explorar se um humano pode alcançar o “renascimento”, como é chamado o loop pós-nível 255, numa versão original do jogo.