Se precisássemos de comprar uns auscultadores para conduzir um carro de combate, seriam estes A-Rise: são grandes, pesados e têm um aspecto robusto. Parece uma daquelas coisas que, muito depois de a humanidade desaparecer do planeta Terra, podem ser encontradas por um arqueólogo extraterrestre e ainda em condições de funcionar. A qualidade de construção é simplesmente impecável: o aro é feito em metal e, junto aos altifalantes, está à vista; contudo, na zona por cima da cabeça, estão forrados a espuma e pele. Com 550 gramas, a pressão (e o calor) que os auscultadores fazem na cabeça tornam-nos, contudo, um pouco desconfortáveis ao fim de algum tempo.
Os altifalantes são de 42 mm, mas o invólucro é bastante maior, o que dá espaço para alguma ressonância que ajuda nos graves. Como em quaisquer auscultadores para jogos, os A-Rise têm um microfone, que, neste caso, não pode ser removido, apenas ser virado para cima, o que o desliga automaticamente.
A Acezone diz que os A-Rise foram concebidos para torneios de eSports – por isso, têm um sistema de cancelamento de ruído para que o jogador se concentre apenas no jogo e nas instruções que recebe/dá dos membros da sua equipa. Realmente, o A-Rise têm um sistema de cancelamento de ruído passivo que usa uma mistura de pressão das almofadas à volta dos ouvidos para limitar a quantidade de som exterior. Depois, têm um sistema digital de cancelamento de ruído activo que capta o som ambiente, gera uma onda inversa e mistura-a com o som que está a ser reproduzido pelo computador, consola ou qualquer outro dispositivo. O resultado desta mistura é um cancelamento muito eficaz de todo o ruído exterior e uma qualidade do som excelente. Os graves são ricos e detalhados e os agudos não têm qualquer sibilância que estrague a reprodução de som em jogos ou música.
A Acezone não foi forreta com as ligações e com o comprimento dos cabos: os A-Rise podem ser ligados via Bluetooth, através do cabo com dois jacks de 3,5 mm ou USB. Esta última opção também serve para carregar a bateria que, segundo o fabricante, dura quinze horas quando estão a ser usados sem fios – nos testes, ficaram perto desta marca. A única coisa a apontar é que, mesmo que se tenha o cancelamento de ruído desligado e os A-Rise ligados com o cabo jack, analógico, é necessário que a bateria tenha carga para que se consiga ouvir qualquer coisa.
Distribuidor: Fraggerzstuff
Preço: €749,99
Ficha Técnica
Resposta de Frequência: 20 Hz a 20 kHz
Diâmetro dos altifalantes: 42 mm
Ligações: Bluetooth (aptX, aptX HD, AAC, SBC, HFP), USB, jack 3,5 mm
Peso: 550 gr