A TCL anunciou, na edição de 2024 da IFA, uma nova televisão que imita um conceito apresentado pela Samsung há sete anos: a The Frame. Este modelo teve várias versões desde então e, actualmente, com tecnologia QLED, pode ser comprada com tamanhos de ecrã entre 43 e 75 polegadas.
O modelo da TCL, o NXTFRAME, também pode mostrar obras de arte e, ao contrário da The Frame, tem «molduras magnéticas personalizáveis» – com a TV, foram lançadas as opções Dawn Birch, Twilight Elm e Vernal Mint. Mas, tal como a mais recente televisão da Samsung, o ecrã é matte, o reduz os reflexos, para se aproximar da experiência de olhar para uma tela.
Entre as opções de quadros que podemos ver na NXTFRAME estão várias obras em exposição na National Gallery, em Londres, fruto de uma parceria que a TCL fez com este museu: «Pinturas, fotografias, desenhos e arte urbana», diz a marca chinesa. Sobre as dimensões do ecrã, há versões de 55 a 85 polegadas.
Relativamente às características técnicas, a NXTFRAME conta com áudio Bang & Olufsen (a primeira parceria entre as duas marcas), que se traduz numa varra de som e num subwoofer, uma VRR de 120/144 Hz, AMD FreeSync Premium (para jogos), Dolby Atmos, DTS, DTS Virtual e também é QLED, como a The Frame.
Para já, a TCL não avança com preços ou com uma data de chegada às lojas concretas, muito menos se estará disponível em Portugal. A marca diz apenas que a NXTFRAME estará à venda em «mercados europeus selecionados no final de 2024». Nos EUA, onde este modelo já está à venda, os preços começam nos 1499 e chegam aos 3999 (1350 a 4500 euros).