Embora o Brasil tenha obtido avanços importantes em termos de segurança de dados, sendo considerado um dos países mais bem avaliados em segurança cibernética da América Latina pela UIT, a segurança de dados parece ser um assunto que continua a preocupar os brasileiros. Embora os mercados de varejo e serviços online sejam bastante populares em nosso país, justamente pela maior confiança que os brasileiros sentem nos sistemas de segurança das empresas, existem cantos na Internet que são uma preocupação constante e que costumam servir para roubar dados e cometer crimes cibernéticos , fraudes e ataques informáticos.
Por isso é necessário que essas preocupações sejam levadas a sério, e os brasileiros não deixem de se informar sobre esse tipo de situação e os perigos que cercam a rede. Felizmente, no Brasil existe uma legislação forte e uma capacidade técnica bastante extensa em relação à proteção de dados e segurança cibernética, sendo este o principal motivo da nossa alta classificação no referido instituto.
Principais ações a serem tomadas para proteger seus dados
Se você compartilha essa preocupação com seus dados e sua pegada digital (o que é bastante normal e consistente), você poderá tomar algumas ações que o protejam de se expor no ciberespaço. Utilize serviços como AdGuard VPN, que permitem criptografar seus dados através de uma rede privada que impede que terceiros localizem seu endereço IP e assim possam interceptar os pacotes que seus dispositivos enviam e recebem. Isto é especialmente útil em redes WiFi públicas, como em parques ou centros comerciais, onde está exposto a um membro da rede que pode obter os seus dados.
Outros, como assinar serviços por meio de e-mails temporários, podem ajudar a melhorar muito sua segurança digital, sendo úteis também para evitar Spam. Claro, não baixe nada pirata e tente sempre usar canais regulares para consumir conteúdo, mesmo que isso custe um pouco mais, não acesse sites não confiáveis ou que oferecem serviços gratuitos que você não conhece e, claro , nunca insira suas informações de e-mail e senha em sites que solicitem isso por meio de um link de terceiros. Por exemplo, se você receber uma mensagem em seu celular com um link avisando que sua conta será encerrada caso você não insira seus dados, desconfie e informe o endereço que lhe enviou, pois pode ser phishing.
Aumentar a conscientização sobre os perigos da rede
Se algo é necessário não só no Brasil, mas em toda a América Latina, é que a sociedade entenda e tome consciência de que a Internet não é um bairro tranquilo, na verdade, é muito mais parecido com um bairro perigoso, onde pessoas mal intencionadas pode esperar que alguém seja descuidado o suficiente para afetar seus dispositivos, roubar seus dados ou até mesmo sequestrar contas para se passar por você.
Por fim, é necessário que cada pessoa tome individualmente as medidas necessárias para melhorar sua segurança online e não deixar tudo nas mãos do governo, use as ferramentas e o bom senso e você poderá ficar mais tranquilo.