Nesta nova era da inteligência artificial, é cada vez mais importante verificar se o conteúdo que está a consumir é original ou gerado por IA porque esta tecnologia evoluiu tanto que é cada vez mais difícil distinguir entre o que é original e o que é IA.
Por isso, o YouTube está a desenvolver uma nova tecnologia para ajudar os seus utilizadores a identificar músicas autênticas. O YouTube anunciou no seu blogue oficial que esta tecnologia está a ser construída dentro do sistema Content ID (o mesmo que é usado para identificar material protegido por direitos de autor). Esta nova ferramenta ajudará os utilizadores a determinar se estão a ouvir uma música original ou uma que tenha sido clonada através de IA.
O YouTube está a colaborar com vários parceiros para aperfeiçoar esta ferramenta, e planeia lançar um programa piloto no início do próximo ano. Se tudo correr conforme o planeado, a funcionalidade poderá ser lançada globalmente pouco tempo depois.
O YouTube também revelou que está a “desenvolver nova tecnologia que permitirá a pessoas de uma variedade de indústrias, desde criadores e actores a músicos e atletas, detectar e gerir conteúdo gerado por IA que mostre os seus rostos no YouTube”. A ferramenta vai ajudar a identificar conteúdo gerado por IA que utilize deepfakes de celebridades ou criadores sem o seu consentimento.
O YouTube diz:
“Estas duas novas capacidades baseiam-se no nosso historial de desenvolvimento de abordagens impulsionadas pela tecnologia para lidar com questões de direitos em grande escala. Desde 2007, o Content ID tem fornecido controlo granular aos detentores de direitos em todos os seus catálogos no YouTube – com milhares de milhões de reivindicações processadas todos os anos – enquanto simultaneamente gera milhares de milhões em novas receitas para artistas e criadores através da reutilização do seu trabalho. Estamos empenhados em trazer este mesmo nível de protecção e empoderamento para a era da IA.”
Resta saber como o YouTube implementará esta nova tecnologia de detecção de conteúdo de IA dentro da plataforma. Esta semana, o YouTube anunciou também uma nova funcionalidade de controlo parental para adolescentes que permite aos pais ligarem as suas contas às contas dos seus filhos para obterem informações sobre as suas actividades na plataforma.