Os dias do ecrã “[inserir nome de utilizador] bloqueou-te” parecem estarem prestes a chegar ao fim. O proprietário do X/Twitter, Elon Musk, anunciou uma nova alteração à funcionalidade de bloqueio da plataforma, permitindo que utilizadores bloqueados vejam as publicações das contas que os bloquearam.
As contas bloqueadas continuam a não poderão interagir com contas que as tenham bloqueado, mas poderão ver as suas publicações. Uma fonte do X disse ao site The Verge que a nova funcionalidade de acesso bloqueado está a ser implementada porque se os utilizadores bloqueados tiverem outras contas não bloqueadas podem ver e interagir com os bloqueou.
Musk já queria desactivar a funcionalidade de bloqueio no X há algum tempo. Há mais de um ano, ele expressou pela primeira vez o seu desagrado pelo funcionamento da funcionalidade de bloqueio no X, excepto para mensagens directas. Ele escreveu que o bloqueio seria “eliminado como uma ‘funcionalidade'”, bem como disse “Não faz sentido”.
High time this happened.
The block function will block that account from engaging with, but not block seeing, public post.
— Elon Musk (@elonmusk) September 23, 2024
Em Maio, a conta de Engenharia do X anunciou que implementaria a alteração da funcionalidade de bloqueio na plataforma. No entanto não revelou uma data concreta de implementação ou lançamento. A publicação dizia que a alteração seria implementada para dar aos utilizadores com contas bloqueadas a capacidade de “identificar e denunciar qualquer potencial conteúdo impróprio que anteriormente não podiam visualizar”.