Aceder a uma máquina virtual Windows a partir de um smartphone ou tablet já é possível – pelo menos, para alguns utilizadores. A Microsoft lançou uma nova app para iOS e Android que torna possível ver e usar ambientes de trabalho na cloud num tablet ou num smartphone.
Contudo, esta funcionalidade está limitada a quem tiver apenas as versões Windows Pro e Windows Escolar; é também necessário ter uma conta de utilizador empresarial ou de educação. A app pode ainda ser usada em browsers, noutros computadores Windows e, até mesmo, em macOS, funcionando como um ambiente de trabalho remoto/virtual.
Segundo a Microsoft, esta app estava a ser «testada há um ano» e inclui um «ecrã inicial personalizável, suporte para vários monitores e redireccionamento USB», para que seja possível usar «webcams, dispositivos de armazenamento e impressoras como se estivessem ligados directamente a um PC, na nuvem».
Para já, não há planos para permitir o acesso dos utilizadores do Windows Home a esta app; neste momento, a aplicação está disponível na Loja do Windows e na App Store; a versão Android está ainda em modo de preview e não está disponível no Google Play.