O XVII Encontro COTEC Europa, organizado pela associação empresarial com o mesmo nome, cujo objectivo é promover a inovação, será o cenário da assinatura da parceria Iberian Space Partnership entre duas empresas nacionais e uma espanhola.
Com o objectivo de «afirmar a liderança de Portugal e Espanha no novo quadro espacial europeu» e de «liderar observação da Terra», a Iberian Space Partnership será composta pela Geosat (operador português de satélites), CEiiA e a Satlantis (empresa espanhola de câmaras para satélites).
Esta será mesmo a «primeira iniciativa de cooperação entre empresas ibéricas no âmbito da Constelação Atlântico», lembra a COTEC Portugal. A Iberian Space Partnership conta com um investimento de vinte milhões de euros e irá servir de “embrião” para «desenvolver uma rede de satélites para monitorizar e controlar florestas, bosques e zonas costeiras de Portugal e Espanha».
Os dados a recolher serão relativos a «biodiversidade» e vão servir para avaliar o «impacto de desastres naturais na Península Ibérica». Outra das metas passa por «acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para os mercados da gestão do território, infraestruturas, agricultura, sustentabilidade, segurança e defesa».