A marca chinesa acaba de anunciar na feira de tecnologias IFA (Berlim, Alemanha) duas novidades associadas a dois modelos de smartphone e um tablet. Os novos TCL 50 NXTPaper, 50 Pro NXTPaper e NXTPaper 14 vêm com IA da Microsoft e a evolução da tecnologia de visualização NXTPaper, agora na sua versão 3.0.
Ao contrário de outras marcas, que têm adoptado as suas próprias ferramentas de IA (como a Google, a Oppo e a Samsung), a TCL recorre aos LLM da plataforma Azure, da Microsoft.
«Estas tecnologias fornecem processamento de texto e lembretes de voz, adaptados às necessidades dinâmicas dos utilizadores. Todos os dados são encriptados e armazenados em servidores europeus locais. Além disso, são sistematicamente eliminados após sete dias e os utilizadores têm a opção de remover os seus dados dos servidores a qualquer momento», esclarece a TCL.
A marca diz ainda que os LLM Azure integrados nos novos smartphones e no tablet foram «estrategicamente concebidos para melhorar as características únicas da tecnologia NXTPaper», agora com um a «experiência de utilizador mais personalizada e reactiva, tornando a leitura e a visualização mais simples e adaptadas».
Os destaques são o Text Assistant da TCL, que permite usar a IA generativa da Microsoft para gerar ou fazer traduções, resumos ou reescrita de textos; e o Voice Memo, que consegue «gravar, transcrever e resumir conversas, reuniões e discussões online e offline».
Já a evolução 3.0 da tecnologia de ecrã e visualização NXTPaper traz, entre outras actualizações em relação à versão anterior (2.0), uma «experiência visual mais natural e confortável, reduzindo a fadiga ocular», associada a um «brilho melhorado».
Os smartphones e tablet passam ainda a incluir um botão que permite alternar entre o «ecrã normal e o modo ‘Max Ink’», que faz com que o ecrã assuma uma visualização com tinta electrónica, na linha do que acontece com o Boox Palma, que testámos na PCGuia. Neste modo, a TCL promete uma bateria que chega aos «sete dias».
Em resumo, os dois TCL 50 NXTPaper (5G) têm ecrãs FHD+ de 6,8 polegadas, taxa de actualização de 120 Hz, com brilho até 550 nits; em ambos, o módulo de câmara traseira tem 108 MP. Em relação ao tablet (foto em cima), NXTPaper 14, tem um ecrã 2,5 K de 14,3 polegadas.
Destes modelos, os primeiros a chegar são os TCL 50 Pro NXTPaper (512 GB) e NXTPaper 14, com preços de 349,99 e 399,99 euros. O TCL 50 NXTPaper ainda não tem preço definido, com a marca a dizer que chega às lojas «até ao final do ano».