Compreendemos que os ratos sem fios dão uma comodidade e versatilidade acrescidas em relação aos outros modelos, mas, na nossa opinião, não há nada como um rato para jogos com fios: têm menos lag e, geralmente, são mais precisos. Apesar disto, o Haste 2 Core Wireless da HyperX não deixa de ser um periférico interessante. Tem uma configuração ambidextra (apesar de incluir dois botões programáveis do lado direito) e é bastante leve, o que faz com que seja muito rápido a “deslizar”. O sensor é fabricado pela HyperX e, segundo a empresa, tem uma resolução máxima de doze mil dpi – para alternar entre os diferentes valores, usamos botão que está no topo do rato, junto à roda. Tudo é programado através do software NGnuity, que também permite configurar facilmente outro hardware da marca.
No que toca a ligações, temos um dongle USB que usa uma frequência de 2,4 GHz ou Bluetooth. O rato não tem bateria e, em vez disso, usa uma pilha AAA, cuja autonomia máxima ronda as cem horas de utilização contínua. No entanto, o valor anunciado não indica se é com a iluminação LED ligada ou qual o tipo de ligação que nos permite chegar a este valor. O que o software da HyperX oferece é uma forma de ver a carga e, enquanto o testámos com a ligação de 2,4 GHz, percebemos que baixava mais ou menos um ponto percentual a cada hora: ou seja, se o consumo for mais ou menos linear, isto significa que a pilha pode durar as tais cem horas anunciadas.
como tudo isto somado, a utilização do Haste 2 acaba por ser bastante agradável: os botões têm um toque firme, mas não muito. Já o rato é muitíssimo rápido nas deslocações, graças aos pads de muito baixa fricção. No entanto, em certas situações, nota-se um pequeno lag entre o clique no botão e o resultado no ecrã quando se usa a ligação de 2,4 GHz.
Distribuidor: HyperX
Preço: €69,99
Ficha Técnica
Número de botões: 6
Resolução máxima do sensor: 12 000 dpi
Iluminação RGB: sim
Peso: 70 gr
Ligação: 2,4 GHz, Bluetooth