A Lenovo anunciou hoje, na IFA, uma das mais completas gamas de portáteis que vimos uma marca fazer nesta feira de tecnologia alemã: entre modelos para consumidores e profissionais, foram onze os computadores anunciados.
Num evento que a PCGuia acompanhou em Berlim, à margem da IFA, Emily Ketchen, vice-presidente e chief marketing officer de dispositivos inteligentes da Lenovo, sublinhou o facto de que, nos últimos tempos, entre todas os modelos disponíveis e opções de configuração, a marca já lançou «mais de cinquenta» computadores.
Os novos, anunciados hoje, são baseados nas plataformas da Intel (Lunar Lake Core Ultra Series 2 – três modelos), AMD (Ryzen AI 9 – quatro) e Qualcomm (Snapdragon X Plus – três).«Criámos toda uma nova categoria de PC para todos. Para funcionar bem, e ser útil, a IA tem de ser para todos e é esse o nosso objectivo com esta nova linha de portáteis», disse Emily Ketchen.
Na abertura desta keynote esteve ainda Luca Rossi, presidente desta área da marca chinesa, que reforçou a ideia deixada pela vice-presidente. «O foco é ter a AI acessível a qualquer um, seja consumidor básico ou um profissional avançado. Vamos criar experiências pessoais baseadas em IA e queremos um mundo em que toda a gente acede a estas ferramentas, de forma simples. Esta oferta é a nossa maior, mais alargada e mais avançada de PC até agora», garantiu Luca Rossi.
Durante a keynote, a Lenovo deu ainda voz aos vários responsáveis da marcas que são parceiras nesta “caminhada da IA”: AMD, Intel, Qualcomm e Microsoft. A abordagem foi sempre a mesma, com destaque para as vantagens que cada player traz para cima da “mesa”.
Entre várias gamas de portáteis anunciadas durante este evento, a grande destaque vai para uma versão a que a marca chinesa chamou ‘Aura Edition’, o resultado de uma «colaboração de vários anos com a Intel». Para o mercado de consumo, a Lenovo revelou o Yoga Slim 7i, enquanto para o profissional, fica disponível o ThinkPad X1 Carbon Gen 13.
Relativamente ao Yoga, temos um portátil com ecrã LCD de 15,3 polegadas (2.8 K – 2880 x 1800 a 120 Hz) e o “carimbo” Intel Evo Edition. Como acontece com outros modelos do mesmo tipo, vem com processadores Intel Core Ultra (Série 2) e uma NPU de «mais de 45 TOPS».
O Yoga Slim 7i tem ainda 32 GB de RAM, armazenamento SSD até 1 TB, uma bateria de 70 Wh, conectividade Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e Thunderbolt 4, entre outras. Este modelo chega às lojas durante o mês de Setembro na cor Luna Grey, com um preço que começa nos 1399 euros.
Já o ThinkPad X1 Carbon Gen 13 (não vai chegar a Portugal) apresenta-se com um ecrã OLED Dolby Vision de 14 polegadas (120 Hz, rácio de 16:10, 2.8K e 400 nits), processador Intel Core Ultra (Série 2) com gráficos Intel Arc Xe e uma NPU integrada que, como no Yoga, tem «mais de 45 TOPS». A Lenovo promete ainda acesso às ferramentas Copilot+ «quando estiverem disponíveis» e uma autonomia de dezoito horas.
Além destes dois modelos, a outra “estrela” da apresentação da Lenovo foi um portátil que não vai ficar disponível, para já, e que a marca mostrou como uma «prova de conceito»: o Auto Twist AI PC. Na demonstração a que tivemos oportunidade de assistir, foi possível ver este modelo a abrir-se sozinho com um comando de voz.
Esta forma de interacção serve ainda para fechar o portátil e dar ordens para entrar em «modo tablet e modo de laptop»; o Auto Twist consegue ainda fechar-se automaticamente quando «estiver sem supervisão».
Contudo, estas não são as únicas capacidades “físicas” de IA do Auto Twist: noutra demo, o ecrã deste portátil seguiu um responsável da Lenovo durante a simulação de uma videoconferência e tirou uma fotografia a 360º de uma sala, com a sua webcam, ao fazer uma rotação automática do ecrã.
A apresentação da Lenovo na IFA ficou ainda marcada pelo anúncio da suite de IA Creator Zone (com tecnologia da stability.ai e que só vai ficar disponível para alguns modelos Yoga, entre estes, o Pro 9i) e de mais cinco portáteis para o mercado de consumo: Yoga Pro 7, IdeaPad 5x e 5x 2-in-1; IdeaPad Slim de 14 polegadas; e os IdeaPad Slim 5 de 13 e 15 polegadas.