Há mais de dois anos, que a Cooler Master mostrou pela primeira vez o Shark X, que era essencialmente uma cópia de um vencedor do Case Mod World Series chamado Leviathan. Na altura, a empresa disse que acabaria por vendê-lo ao público sob a forma de um PC feito de raiz, e esse dia chegou. A Cooler Master iniciou as o período de reservas online do PC Shark X nos Estados Unidos por 6.999 dólares (cerca de 6.300 euros). A marca diz que quem o encomendar agora vai receber a máquina ainda durante 2024.
Esta versão oficial do PC Shark X tem o mesmo nome da iteração anterior. É um PC é certamente único com a forma de uma criatura marinha a saltar fora de água, pronta a atacar. O sistema mini-ITX é vendido sob a forma de um computador pré-montado com especificações de gama média-alta, o que é surpreendente dado o seu preço elevado. Possui um CPU Intel Core i7-14700F, montado numa motherboard B760I e acompanhado de 64 GB de memória DDR5-6000. A gráfica é uma RTX 4070 Ti Super com 16 GB de memória e tem 2 TB de armazenamento NVMe.
Embora seja um pouco difícil de perceber as dimensões do Shark X sem um ponto de referência, a Cooler Master afirma que tem cerca de 90 centímetros de altura. Com base nas fotos, a motherboard parece estar montada por baixo da boca do tubarão, por isso provavelmente, os cabos são todos passados através da cabeça. A Cooler Master escolheu uma fonte de alimentação de 850 W e um cooler a líquido para o CPU, que usa uma única ventoinha de 120 mm e radiador. Devido às restrições de espaço, é usado um cabo riser para montar a placa gráfica na vertical. O sistema é actualizável, como a maioria dos PC de secretária, por isso o Shark X deve, teoricamente, oferecer uma grande longevidade.
Outras características notáveis do ‘computador tubarão’ incluem uma barbatana dorsal iluminada que também funciona como uma antena Wi-Fi. No entanto, a área reservada para a placa gráfica oferece apenas até 30 centímetros de espaço livre, o que limitará bastante as opções de GPU no futuro. O espaço disponível permite, em teoria, instalar uma gráfica Nvidia RTX 4090/4080 Founders Edition, mas não sobra um milímetro de espaço livre. O espaço disponível é demasiadamente curto para permitir a utilização de uma gráfica de outra marca, já que essas placas têm normalmente cerca de 33 centímetros de comprimento.