Um número significativo de proprietários de motherboards X670E têm enfrentado um problema irritante que faz com que as suas drives PCIe 5.0 sejam limitadas a velocidades das drives da Geração 1. Pior ainda, os problemas não estão limitados a um modelo ou marca em particular; eles afectam motherboards de vários fabricantes, como a Asus e a MSI.
Embora os SSD Gen 5 inicialmente funcionarem à velocidade normal para drives dessa geração, os utilizadores afectados começaram a notar grandes quedas de desempenho ao longo do tempo. Além de velocidades mais baixas, alguns utilizadores também relataram que os seus sistemas bloqueiam, apresentam falhas ou não conseguem arrancar para o Windows quando a slot principal do SSD Gen 5 e a slot da placa gráfica estão ocupadas.
É normal encontrar pequenos problemas durante uma grande transição tecnológica como a que está a ser feita para a norma PCIe 5.0. No entanto, esta situação não é o que os ‘early adopters’ da tecnologia esperavam. Afinal, a compatibilidade com SSD Gen 5 foi um argumento de venda fundamental para as motherboards com chipset X670E.
A Asus está a aconselhar os clientes afectados a entrar em contacto com o fornecedor dos SSD para obter suporte técnico. Enquanto isso, a Crucial conduziu uma investigação e determinou que o problema está nas próprias motherboards X670E.
Nos testes realizados em várias placas X670E e sistemas internos, a Crucial conseguiu reproduzir os problemas de velocidade em SSD Gen 5. E a recomenda os clientes a entrarem contacto com o fabricante da motherboard para saber quando é que será lançada uma actualização para a BIOS que corrija o problema.
Embora a causa exacta do problema ainda não tenha sido identificada, estão a circular algumas teorias pela Internet. Uma delas sugere que, em certas configurações, a slot PCIe 5.0 principal para placas gráficas partilha largura de banda com a primeira slot SSD Gen 5. Isto não é ideal, porque essas pistas não devem ser combinadas para se obter um desempenho ideal.
A MSI já lançou uma actualização de BIOS (versão 1.0c) que aparentemente corrige o problema de alguns utilizadores, embora os problemas persistam em outros.
O lado positivo é que se se reverter para um SSD Gen 4 consegue-se contornar os problemas de desempenho. No entanto, esta obviamente não é uma solução ideal a longo prazo para aqueles que pagaram um preço premium especificamente pelos benefícios de velocidade dos sistemas PCIe Gen 5.