A Asus anunciou a mais recente versão das fontes de alimentação topo de gama ROG Strix Platinum que incluem uma nova funcionalidade dedicada quem use placas gráficas muito gulosas, no que respeita ao consumo de energia. A Asus diz que as suas novas fontes incluem uma tecnologia patenteada de detecção de voltagem que ajuda o funcionamento correcto da placa gráfica através de um fluxo de energia mais estável em todas as situações. Como a prioridade no fornecimento de energia é dado à gráfica isto é uma mudança em relação à abordagem tradicional das prioridades no funcionamento das fontes de alimentação, que coloca o processador em primeiro lugar.
A Asus diz que a sua nova tecnologia de detecção é uma funcionalidade “GPU-first” que usa uma funcionalidade patenteada denominada ‘Intelligent Voltage Sensing’ (IVS) para monitorizar o uso de energia da placa gráfica e dar-lhe prioridade em relação aos outros componentes. A funcionalidade usa um cabo com dois pinos separado que se liga a um cabo de alimentação 12VHPWR padrão usado nas placas de última geração da Nvidia. Para activar a detecção de voltagem, basta ligar o cabo de alimentação à gráfica e, em seguida, ligar o cabo de alimentação e a ficha roxa de dois pinos à entrada na fonte.
A Asus afirma que, com o IVS em execução, a energia que flui para a gráfica é 45% mais estável do que em fontes sem o sensor. Teoricamente, isto garante que a placa gráfica recebe sempre um fluxo de energia estável quando está a executar jogos mais exigentes, até mesmo quando está a funcionar em overclock. A empresa diz também que, se o utilizador quiser dar prioridade ao CPU, basta desligar o cabo de dois pinos. Como se consegue perceber pelas fotos acima, para já, esta funcionalidade só se aplica a placas gráficas Nvidia por ser apenas compatível com ligações 12VHPWR. A AMD ainda usa os cabos tradicionais de oito pinos e, nesta geração de hardware, nenhuma das suas placas gráficas exige tanta energia como as da Nvidia. Isso pode mudar com o lançamento do futuro hardware RDNA 4. Mas como provavelmente a próxima geração de gráficas AMD será composta apenas por hardware de gama média, é pouco provável que a AMD mude os cabos de alimentação.
As fontes de alimentação Asus ROG Strix Platinum vão estar disponíveis em versões de 850 W, 1.000 W e de 1.200 W e todas têm garantia de 10 anos