Actualmente, a AMD oferece três modelos CPU Zen 5 para PC portáteis móveis que fazem parte da família de processadores Ryzen AI 300. Estes chips cumprem todos os requisitos impostos pela Microsoft para, a partir de Novembro, serem incluídos na sua linha de PC ” Copilot+ com capacidades de processamento de tarefas que envolvem inteligência artificial.
A AMD adicionou agora duas funcionalidades a estes chips para aumentar o desempenho em jogos: a capacidade de alocar memória do sistema para gráficos móveis e a sua tecnologia de geração de frames de segunda geração. A empresa disse que espera “maximizar o desempenho dos jogos” nos seus novos processadores para laptops.
A Memória Gráfica Variável é uma nova funcionalidade que permite dedicar até 75% da memória do sistema para utilização pelo GPU. A AMD recomenda deixar sempre pelo menos 16 GB de memória para o CPU, por isso o portátil terá de ter 32 GB de memória para poder usar esta funcionalidade. A AMD diz que, num sistema desse tipo, até 7,5 GB de memória serão alocados aos gráficos, em oposição aos 512 MB padrão de memória “dedicada” dos GPU Radeon integrados no chip.
A AMD diz que esta funcionalidade pode ser activada através da aplicação Adrenalin e, uma vez alocada a memória, é necessário reiniciar o PC. Depois de arrancar, terá 8 GB de memória alocados para utilização pelo GPU. A partir daí, “o desempenho irá variar” de acordo com a empresa, mas os jogos com requisitos de memória para gráficos estritos devem poder ser executados. Por exemplo, Alan Wake 2 requer, pelo menos, 6 GB de memória gráfica e não é executado a menos que essa quantidade esteja disponível, pelo que com esta funcionalidade deve permitir que seja executado normalmente.
O site The Verge testou esta funcionalidade e confirmou a afirmação da AMD de que o desempenho varia bastante dependendo do jogo. Os seus resultados com 7,5 GB de memória alocada variaram desde um pequeno aumento, a nenhum aumento, até à diminuição do desempenho em jogos como Total War: Warhammer 3, Borderlands 3 e Hitman 3. Ainda assim, outros jogos mostraram ligeiros aumentos nas taxas de actualização do ecrã, mas não parece que faça uma grande diferença na maioria dos jogos, com Control a ser uma excepção ao passar de 54 fps para 65 fps.
A AMD também está a adicionar suporte para geração de frames aos Zen 5 para dispositivos móveis, a que chama de AMD Fluid Motion Frames 2, ou AFMF 2. O único problema com o uso da geração de frames num portátil é que a AMD recomenda um mínimo de 50 fps para que funcione correctamente, o que pode ser difícil de conseguir em máquinas com gráficos integrados em jogos AAA. A AMD diz que basta ajustar as configurações gráficas até estar a 50 fps constantes e deverá obter um aumento na taxa de actualização do ecrã, dependendo do jogo. Também se pode executar a tecnologia de upscaling FSR da AMD em conjunto com estas funcionalidades para uma dose tripla de aumentos de desempenho em jogos.
As funcionalidades estão disponíveis agora para qualquer pessoa que queira descarregar e instalar uma versão de pré-visualização técnica do software Adrenalin.