O Recall, uma funcionalidade do Windows que tira screenshots de tudo o que fazemos no PC, foi posta em stand-by pela Microsoft devido a questões relacionadas com a privacidade dos utilizadores. Contudo, esta ferramenta vai mesmo ser integrada no sistema operativo – está prevista para Outubro.
Ainda assim, a mais recente actualização do Windows, a 24H2 (KB5041865), traz uma opção que, em teoria, permite desinstalar o Recall; foi o site alemão Deskmodder a descobrir esta possibilidade nas opções de ligar/desligar recursos do sistema operativo: ‘Painel de controlo’ > ‘Programas’ > Programas e Funcionalidades’ > ‘Ativar ou desativar funcionalidades do Windows’.
Mas será que isto é mesmo possível? Segundo a Microsoft, não. A empresa enviou uma declaração ao site The Verge, que fez eco da notícia do Deskmodder, onde explica que tudo não passa de um erro: «Estamos cientes de um problema em que o Recall está incorrectamente listado como uma opção na caixa de diálogo ‘Ativar ou desativar funcionalidades do Windows’».
No mesmo comunicado, a Microsoft garante que este bug «será corrigido numa próxima actualização». Apesar de não poder ser desinstalado, o Recall pode ser desactivado – uma das soluções passa por instalar um programa como o O&OShutup10++, onde podemos activar/desactivar várias funcionalidades do Windows. Na próxima edição da PCGuia (345, Outubro) vamos ter um guia sobre como usar este software.