Lançada em 2004 pela Texas Instruments, a TI-84 Plus continua a ser um dispositivo computacional muito popular no mercado da educação. Agora, uma modificação personalizada acrescenta novas funcionalidades e capacidades à calculadora, podendo transformá-la na ferramenta perfeita para os cábulas.
A calculadora gráfica TI-84 oferece um design padronizado que domina o mercado global da educação, mesmo num mundo de smartphones igualmente capazes. A popular calculadora já oferece algumas funcionalidades avançadas, mas pode alcançar ainda mais.
O hacker de hardware ChromaLock, publicou recentemente um vídeo no Youtube que explica como adicionou uma modificação invisível à TI-84 Plus Silver Edition e à TI-84 Plus C Silver Edition. O hack permite à calculadora aceder à Internet através de uma rede Wi-Fi outras funcionalidades como acesso ao ChatGPT.
Esta modificação é indetectável e pode contornar protocolos para evitar fraudes nos exames empregados pelas instituições de ensino. No entanto, ChromaLock não encoraja a “desonestidade académica”, observando que criou a modificação e o vídeo para fins educativos. Claro. Seja como for, uma calculadora TI-84 Plus modificada pode fazer mais coisas do que os engenheiros da Texas Instruments alguma vez imaginaram.
A modificação usa um microcontrolador ESP32 C3 para emular outra TI-84, ligando os dois dispositivos através de uma rede Wi-Fi. Uma TI-84 modificada não apresenta sinais visíveis de ter sido alterada, mas os utilizadores podem desbloquear as funcionalidades acrescentadas pela modificação através da interface da calculadora. É possível até descarregar funcionalidades adicionais de um servidor pré-configurado ou até mesmo de um PC doméstico a funcionar como tal.
No vídeo, ChromaLock demonstra como pode usar a modificação para inserir problemas matemáticos complexos no modelo de IA do ChatGPT ou obter rapidamente definições de vocabulário sem pesquisar na internet. Existe uma funcionalidade de “chat”, embora exija uma configuração complexa envolvendo dois dispositivos modificados e um cúmplice. Os utilizadores também podem aceder a funcionalidades gráficas com um visualizador de imagens integrado.
Os utilizadores podem melhorar ainda mais uma calculadora TI-84 modificada através da criação de aplicações personalizadas, disponibilizando-as no servidor. ChromaLock revelou algumas aplicações em que tem estado a trabalhar, incluindo uma “aplicação de câmara” que está a testar.
Alguns outros usos para a modificação da TI-32 que estão na página do GitHub de ChromaLock incluem alterar as configurações de Wi-Fi directamente no pequeno ecrã da calculadora, suporte para imagens a cores, respostas de várias páginas do ChatGPT, menus maiores, navegação básica na web com encriptação HTTPS e muito mais.