A vida útil da bateria do seu portátil vai sempre diminuir com o tempo. É assim que as baterias de iões de lítio funcionam — a capacidade diminui com a idade.
Para manter o seu portátil Windows pronto para longos dias de trabalho, viagens e outras tarefas, precisa de tomar algumas medidas para preservar a saúde da bateria. São simples, mas tem de saber onde procurar e como começar.
Pode encontrar muitas dicas para obter mais tempo de bateria do seu PC. Mas a saúde da bateria é diferente — e é fácil de ignorar. À medida que a saúde da bateria diminui, a bateria do seu portátil torna-se menos eficaz e necessita de ser carregada mais frequentemente.
Ao preservar a saúde da bateria, manterá a vida útil da bateria com que veio por mais tempo — e evitará substituições de bateria dispendiosas e inconvenientes.
Evite temperaturas extremas
Temperaturas quentes e frias são prejudiciais para a bateria de um portátil — ou de qualquer outro dispositivo. O calor é especialmente prejudicial e o calor extremo pode danificar permanentemente uma bateria, reduzindo a sua saúde e tempo de vida. Com isso em mente, evite deixar o portátil num carro quente quando estiver em viagem. A temperatura dentro de um carro pode subir bastante mais a temperatura exterior. A luz solar directa também é prejudicial para um portátil, especialmente num dia quente.
Os fabricantes de portáteis geralmente dizem que as faixas de temperatura ideais estão entre 10 e os 35 graus. A bateria de um PC portátil que passa uma quantidade significativa de tempo fora destas faixas, especialmente acima de 35 graus, degrada-se mais rapidamente.
Utilize o carregamento inteligente
A saúde da bateria do seu portátil pode diminuir mais rapidamente se a mantiver sempre a 100% de carga, por exemplo, se mantiver o PC sempre ligado à corrente. Os fabricantes de hardware recomendam carregar as baterias até entre 60% e 80%, em vez de as carregar sempre até à capacidade máxima.
Os PC com Windows 11 mais recentes incluem uma funcionalidade chamada ‘Carregamento Inteligente’. Quando é activada, o Windows carrega a bateria do portátil apenas até um nível abaixo de 100% e isso serve para manter a saúde da bateria durante mais tempo.
Os diferentes portáteis têm diferentes formas de activar esta funcionalidade (e poderá encontrar algo semelhante na aplicação de definições fornecida pelo fabricante em modelos mais antigos também). Procure uma definição relacionada com a bateria que controla o nível até que um portátil carrega antes de parar.
Os smartphones modernos também têm funcionalidades como esta — veja o carregamento adaptativo num telemóvel Pixel, por exemplo.
Não deixe a bateria chegar a 0% de carga
Embora as baterias de iões de lítio não gostem de estar a 100% de bateria por longos períodos, também não devem ser armazenadas com a bateria a 0%.
É uma boa ideia carregar o seu portátil antes de atingir os 0%. (O mesmo se aplica a qualquer outro dispositivo, incluindo smartphones e tablets.) O Windows entra em suspensão quando chega a um nível baixo de bateria (normalmente 20%), por isso não deve atingir 0% de bateria em utilização normal.
Não é o fim do mundo se a bateria atingir 0% de vez em quando — nem sequer é o fim do mundo se o seu portátil atingir 0% de bateria e se esquecer de o carregar durante uma semana. Mas não é o ideal. E, se armazenar o portátil, mas se deixar a sua bateria cair para 0% e a deixar ficar assim durante meses, isso vai degradar absolutamente a saúde da bateria.
Desligue de vez em quando
Mesmo que utilize sempre o seu portátil ligado à corrente, é uma boa ideia desligá-lo ocasionalmente. Deixe a sua bateria descarregar um pouco, não totalmente, mas uma quantidade razoável antes de a carregar.
Aqui está a recomendação oficial da Microsoft:
“Para ajudar a prolongar a vida útil e o desempenho da bateria, tente manter o nível da bateria entre 20% e 80% várias vezes por semana, em vez de usar o seu dispositivo por apenas um curto período e depois ligá-lo para recarregar a bateria.”
Isto provavelmente acontecerá naturalmente à medida que usa o seu portátil. Por isso, se o sistema estiver sempre ligado à corrente, vale a pena desligá-lo da tomada e deixar a bateria descarregar um pouco de vez em quando.
Remova a bateria (se puder!)
A maioria dos portáteis modernos já não tem baterias facilmente amovíveis. Mas, se o seu portátil tiver uma bateria que possa ser removida pelo utilizador, pode desligar a bateria para obter mais vida útil se estiver apenas a usar o seu portátil enquanto está ligado à corrente.
Isto é especialmente verdade em portáteis de estação de trabalho pesados (ou mesmo de jogos) que geram muito calor. Se desligar a bateria e a afastar do calor, ela deve durar mais tempo.
Armazene o PC de forma inteligente
Se não for usar o portátil por um tempo (ou se tiver desligado a bateria e a tiver colocado de lado), deve ter cuidado no armazenamento.
Lembre-se: As baterias não gostam de estar com a carga a 100% por longos períodos, e definitivamente também não gostam de estar a 0%. Para preservar a bateria o máximo possível quando não usa a máquina, descarregue a bateria para cerca de 50% e depois desligue-o antes de o armazenar. (Certifique-se que o guarda num ambiente com temperaturas moderadas, uma vez que o calor extremo, frio e humidade são prejudiciais.)
O nível de energia da bateria do PC diminui com o tempo mesmo quando está desligado durante muito tempo, por isso poderá querer retirar o computador do armazenamento e carregá-lo de volta para 50% a cada seis meses, mais ou menos. Se o deixar guardado durante vários anos, a bateria pode ficar a 0% e isso é prejudicial.
Esteja atento a sinais de aviso
Uma bateria pouco saudável pode inchar ou expandir fisicamente. E isso pode notar-se parte do chassis do portátil estiver inchado ou a sobressair.
Se uma bateria inchada for perfurada ou danificada, pode incendiar-se. Se alguma vez se deparar com um dispositivo com uma bateria inchada, não deve carregá-lo ou usá-lo e deve ter cuidado para não perfurar ou danificar a bateria de outra forma. Isso é o que é realmente perigoso. Também não a exponha a calor extremo.
Além disso, não deite a bateria no lixo, porque se pode incendiar. Leve baterias inchadas para centros de reciclagem de dispositivos electrónicos, onde podem ser eliminadas em segurança.
Faça um check-up à bateria
Quer saber o quão saudável está a bateria do seu PC? O Windows tem uma forma de lhe dizer. Para gerar um relatório de saúde da bateria, abra o menu Iniciar, procure por “Comando” e abra uma janela da Linha de comandos.
Insira o seguinte comando e depois prima Enter:
powercfg /batteryreport
Verá uma mensagem a dizer que o relatório foi guardado. Provavelmente estará em C:\UTILIZADORES\O SEU NOME.
(C:\USERS\NOME se estiver a usar a versão em inglês do sistema operativo).
Abra uma janela do Explorador de Ficheiros, navegue até à pasta indica e clique duas vezes no ficheiro “batteryreport.html” que encontrar lá.
Procure em “Installed batteries” no relatório. Aqui há duas linhas que importam:
Design capacity: Esta é a capacidade que a bateria tinha originalmente.
Full charge capacity: Esta é a capacidade que a bateria tem actualmente.
Nota final: Não se preocupe demasiado
Agora que sabe quais são as melhores práticas, aqui está o conselho mais importante: Não se preocupe em alcançar a perfeição. E não se preocupe com as pequenas coisas.
Vai usar o seu portátil como precisa. Talvez viva num local quente e seja inevitável que o portátil passe algum tempo acima de 35 graus. Talvez use o seu portátil numa secretária ligado à corrente todo o dia e não se importe realmente se a bateria se degrada um pouco mais depressa.
Se for o caso, pode sempre substituir a bateria se precisar, embora custe dinheiro. E se tratar bem a bateria do portátil, poderá ser altura de substituir o portátil inteiro quando começar a pensar em substituir a bateria.