10 coisas que vamos poder fazer com a Apple Intelligence

Finalmente: a Apple entrou em força no mundo da inteligência artificial com uma abordagem que se baseia em grande parte nas capacidades do Chat-GPT e que dá à Siri novos “poderes” - mas não vai ser para todos.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 6 min

iPhone, Mac e iPad vão tornar-se dispositivos mais inteligentes, com a chegada de dezenas de funcionalidades de IA. A estreia está marcada para o Outono de 2024, em modo ‘Beta’, mas nem todos os dispositivos vão poder tirar partido desta nova era da maçã. Nos smartphones, apenas os iPhone 15 Pro e Pro Max, assim como o iPhone 16, vão ser compatíveis com a Apple Intelligence; já nos Mac, só os que tiverem o processador M1 ou posterior (M2, M3); nos tablets, a “receita” é igual, com os mais recentes iPad a serem os únicos a serem compatíveis com esta IA. Depois, será preciso o idioma dos dispositivos estar definido para inglês dos EUA. Quando tivermos na mão algum destes três dispositivos elegíveis para usar a Apple Intelligence, estas são dez das principais coisas que vamos poder experimentar.

1- Pedir ao ChatGPT para gerar texto
O rumor confirmou-se e a Apple juntou-se mesmo à OpenAI para trazer o ChatGPT para os sistemas operativos, com acesso grátis. No iOS, macOS ou iPadOS será possível aceder ao ChatGPT directamente a partir da Siri e fazer perguntas sobre qualquer tema, carregar imagens para saber mais sobre algo ou pedir sugestões e, claro, gerar e textos em documentos e apps. Aqui, podemos ainda dar ordens para rever/editar e alterar o tom: mais formal ou mais descontraído.

2- Interagir com uma Siri totalmente nova
Obviamente, a assistente pessoal da Apple era uma das funcionalidades que iria ser mais reforçada com IA. A partir de agora, sempre que for activada, a Siri vai iluminar as bordas do iPhone com uma luz brilhante e falar naturalmente connosco, sem o tom robótico que tem actualmente. A Siri reconhecerá, ainda, o que está a ser mostrado no ecrã, num determinado momento: por exemplo, se abrir uma foto, pode pedir-lhe que a edite de uma determinada forma, para colocar cores mais vivas. Também vai conseguir resumir um documento e enviá-lo por e-mail.

3- Fazer perguntas sobre ficheiros
Tudo aquilo que temos no computador, tablet ou smartphones está acessível à Apple Intelligence. Assim, podemos fazer perguntas sobre os nossos ficheiros, como pedir para mostrar um documento específico enviado por um colega de trabalho ou encontrar fotografias em que estejam pessoas específicas ou objectos, como as em que tenhamos um casaco azul.

4- Encontrar documentos e preencher formulários:
Quando tivermos de preencher um formulário, podemos simplesmente pedir à Siri para encontrar um documento pessoal, como uma carta de condução, a partir das nossas fotografias, e, com base nessa informação, preencher automaticamente esse formulário.

5- Limpar imagens
Este é um recurso que a Google e a Samsung já têm nos seus smartphones há algum tempo: apagar objectos ou pessoas das fotografias com recurso a IA. Agora, a funcionalidade chega ao iOS, macOS e iPadOS. Basta seleccionar aquilo que queremos remover com um toque ou circundando o objecto/pessoa.

6- Saber como funciona uma app ou opção do sistema operativo
Com a Apple Intelligence, pode descobrir de que forma é que o dispositivo pode fazer algo por si, quando não tem ideia do que usar ou não saiba como se chama: descreva o que quer fazer e a Siri dá-lhe os passos para lá chegar. É como ter um manual de instruções à distância de um pedido de voz.

7- Criar emojis personalizados
Esta é uma das funcionalidades que tem potencialidade para se tornar mais viral e usada no iOS. O Genmoji vai permitir que, com prompts de texto, qualquer pessoa possa criar um emoji com recurso a IA: as possibilidades são infinitas e, recorrendo ao cliché, o limite é a nossa imaginação. Cada emoji personalizado vai poder ser guardado, claro.

8- Gerar imagens
Esta é outra das capacidades clássicas da IA que mais facilmente pode ser usada online com as plataformas da Google, OpenAI e Microsoft: a partir de prompts de texto, gerar imagens com recurso a vários estilos, como fotorrealista, pixel art, pintura clássica ou ilustração. O conceito é o mesmo do Genmoji.

9- Transformar esboços em imagens
É outra funcionalidade que já pode ser usada em vários sites (WindyAI, OpenArt, Canva): desenhar algo de forma tosca e pedir a uma inteligência artificial que a transforme num desenho que parece ter sido feito por um profissional.

10- Gravar e transcrever chamadas telefónicas
Já não é preciso usar apps específicas para gravar telefonemas: a Apple vai incluir este recurso no iOS 18, potenciado por IA na medida em que o áudio pode ser transcrito e guardado ou partilhado por e-mail ou mensagem.

Exit mobile version