A Windows Sandbox é, essencialmente, um ‘Windows dentro do Windows’. Quando é activada fica com um ambiente de trabalho semelhante ao que encontra depois de instalar o Windows. A sua função principal é o teste de software sem alterar o sistema operativo que usa todos os dias ou para a análise de ficheiros que possam ser suspeitos de terem vírus ou outro tipo de malware.
A principal vantagem desta funcionalidade é também a sua desvantagem principal: o isolamento. Se o utilizador quiser transferir ficheiros para a sandbox tem de fazer sempre uma nova configuração de cada vez que a inicia.
Na mais recente versão do Windows que chegou ao programa de testes Insider do Windows 11, a Microsoft acrescentou novas funcionalidades com o objectivo de melhorar a qualidade de vida de todos os utilizadores da Sandbox. Uma delas é a possibilidade de transferir ficheiros através do clipboard do Windows. Outra é a possibilidade de captação de vídeo e áudio directamente no ambiente de trabalho da sandbox.
Outra novidade é a possibilidade de configurar facilmente a partilha de pastas em ambientes de rede e um novo sistema de ajuda para quem quiser usar a Sandbox através da linha de comando.
Estas novas funcionalidades podem ser experimentadas se participar no programa de testes Windows Insider e devem chegar num futuro próximo ao Windows 11, independentemente da versão.