Se ainda usou o MS-DOS ou é utilizador de Linux, instalar software através da Linha de Comandos é natural. O Windows também permite fazer isto através do Package Manager – esta não é a única ferramenta do seu estilo para Windows, mas, como está incluída em algumas instalações, oferece a vantagem de poder ser usada sem ter de instalar algo, além do Windows.
Instalar o Package Manager
Como referimos, o Windows Package Manager vem incluído no sistema operativo, mas, dependendo da versão, pode não estar instalado de série. Abra uma janela da ‘PowerShell’ ou ‘Linha de comandos’ e escreva winget, seguido do ‘Enter’. Se for mostrado um erro a indicar que o comando não é reconhecido, é porque não está instalado. Neste caso, aceda à loja Microsoft (clique no ícone que representa um saco de compras, na ‘Barra de tarefas’ do ‘Ambiente de Trabalho’) e procure por ‘Windows Package Manager’. Quando aparecer, clique em ‘Instalar’.
Como usar o Windows Package Manager
Depois de instalado, o Package Manager pode ser usado através da ‘Linha de comandos’ ou da ‘PowerShell’. Por vezes, para usar o programa, a janela da ‘Linha de comandos’ pode necessitar de ter privilégios elevados – assim, abra-a sempre em modo de ‘Administrador’. Para o fazer, clique em ‘Iniciar’, escreva linha de comandos e, na coluna da direita, escolha ‘Executar como administrador’.
Para instalar um programa, o formato do comando a introduzir é muito simples: winget install <nomedoprograma>; por exemplo, se quiser instalar o PowerToys, o comando é winget install powertoys. Claro que tem de saber de antemão que programas é possível instalar com o Windows Packakge Manager – para saber isso, pode recorrer ao site winstall.app, que tem uma lista das possibilidades. Também a pode ver no repositório winget-pkgs, do GitHub. Se quiser aprender mais sobre esta ferramenta, insira o comando winget – -help.
Instalação de programas em série
O Package Manager pode ajudar se tiver muito software para instalar, por exemplo, logo após instalar o Windows do zero, isto porque permite encadear os nomes de vários programas num único comando. Por exemplo, pode usar um comando deste género, que está no site winstall.app:
winget install –id=Microsoft.Teams -e ; winget install –id=Zoom.Zoom -e ; winget install –id=Notion.Notion -e ; winget install –id=SlackTechnologies.Slack -e ; winget install –id=Toggl.TogglDesktop -e ; winget install –id=ShareX.ShareX -e ; winget install –id=Loom.Loom -e ; winget install –id=LogMeIn.LastPass -e ; winget install –id=Spotify.Spotify -e ; winget install –id=Discord.Discord -e ; winget install –id=TeamViewer.TeamViewer -e ; winget install –id=Microsoft.Skype -e ; winget install –id=Microsoft.Edge -e ; winget install –id=Mozilla.Firefox -e ; winget install –id=Google.Chrome -e ; winget install –id=Microsoft.OneDrive -e ; winget install –id=Google.DriveFileStream -e.
Este comando é muito grande, mas, como pode ver, consegue instalar dezassete aplicações de uma só vez, ao contrário de andar a descarregar e clicar nos vários programas de instalação um a um. Isto também quer dizer que pode criar um script que pode ser usado várias vezes para instalar um conjunto de software em vários computadores diferentes. Se quiser, pode usar ainda um comando para ver detalhes sobre o programa que está a descarregar e instalar: winget show <nomedoprograma>.
Actualizar aplicações
Além de instalar aplicações, o comando winget também permite actualizá-las individualmente ou uma a uma. Para actualizar todas as aplicações de uma só vez, o comando é winget upgrade -h –all; se a ideia for fazer isto para apenas uma, escreva winget upgrade -h –id APP-ID (substitua ‘APP-ID’ pelo nome da aplicação a actualizar).
Desinstalar software
Por fim, o comando winget também permite remover aplicações. Comece por escrever winget list para ver que apps estão instaladas no PC; em seguida, use winget uninstall <nome da aplicação>.