Depois de, no final de 2023, termos testado um modelo de 65 polegadas da gama C8, uma TV mini LED com um preço a rondar os 1300 euros, a marca enviou-nos outro modelo, agora um QLED, com a mesma dimensão, da C6. A primeira coisa que salta à vista é a moldura – ou, melhor, não salta, uma vez que é praticamente inexistente. Dos lados e em cima, esta televisão tem apenas uma fina linha em metal; já em baixo, encontramos uma solução mais pronunciada, com cerca de um centímetro, que, ainda assim, não põe em causa o equilíbrio deste efeito, que nos levou a acreditar que a imagem iria mesmo até ao limite do ecrã. E dizemos ‘levou’, uma vez que, depois de acender a TV, aparece uma borda a toda volta, a preto (no ecrã, claro), que acaba por anular o efeito borderless físico que a C655 nos deu, assim que a tirámos da caixa.
Outra coisa que podia estar mais bem conseguida é a montagem dos dois pés: foi um pouco complicado de acertar com a posição certa dos dois apoios, pois o modo de encaixe e respectivo aparafusamento é estranho. Além de podermos colocar os dois pés nas extremidades da TV, também os podemos parafusar mais a meio, uma solução que vai servir para quem quer pôr este modelo sobre um móvel com um tampo inferior a 1,30 metros. Ainda assim, esta parece-nos ser uma alternativa um pouco instável, pois ao colocar os suportes mais no centro, não nos parece que esta TV de quase vinte quilos fique muito firme.
Nas tecnologias, temos aquilo a que a TCl já nos tinha habituado com o outro modelo: uma taxa de actualização variável com um máximo 144 Hz, Dolby Atmos e Vision e quatro padrões high dynamic range: HDR10, HDR HLG, HDR10+ e HDR Dolby Vision. Para jogos, a 65C655 já vem com a nova geração do modo Game Master, a 3.0, com ALLM (auto low latency mode, para reduzir a latência entre a consola e a TV, ou seja, o atraso com que a imagem é reproduzida). Para dar mais potência a jogos, mas também em filmes, esta televisão também traz um bom sistema de som: um Onkyo 2.1, com dois altifalantes de gama completa de 10 W e mais um subwoofer de 15 W. Já a imagem, no geral, tem uma qualidade satisfatória, com uma boa uniformidade de preto e um contraste de bom nível. Nas ligações, temos apenas três HDMI – quatro seria o ideal.
Distribuidor: TCL
Preço: €699