Uma das principais vantagens da Steam Deck é o sistema operativo baseado em Linux, que foi pensado para ser o mais parecido possível com o software que se encontra habitualmente nas consolas de jogos. Desde o final do ano passado que a Valve fala de uma possível expansão do SteamOS para outras plataformas, mas agora as notas de lançamento de uma actualização do sistema operativo mencionam especificamente a ROG Ally, fabricada pela Asus, o que é um forte indício que o SteamOS pode estar a caminho do dispositivo rival da Steam Deck.
As notas de lançamento da versão beta do SteamOS 3.6.9 referem várias correcções de bugs e compatibilidade com mais comandos externos. No final da lista há uma linha que diz que o sistema agora é compatível com as “teclas extra da ROG Ally”, o que pode ser uma referência às teclas do PC/Consola portátil da Asus.
Esta menção da ROG Ally está em linha com declarações de responsáveis da Valve feitas ao site PC Gamer em que é referido que a empresa considera prioritário o lançamento de uma versão genérica do SteamOS. Inicialmente, o sistema deve chegar a outros dispositivos móveis e mais tarde a qualquer PC.
As outras ofertas no mercado dos PC/Consolas portáteis, como a ROG Ally, a Claw da MSI, a Legion GO da Lenovo e outras usam Windows, o que é uma vantagem em termos de compatibilidade de software. No entanto, como o sistema operativo da Microsoft foi pensado para ecrãs grandes, teclados e ratos, por isso, a experiência de utilização nestes dispositivos mais pequenos que usam joysticks e botões pode não ser a melhor. A possibilidade de se usar o SteamOS nestes dispositivos pode ser uma forma simples de a melhorar.
O designer da Valve, Lawrence Yang, disse que o trabalho na versão OLED da Steam Deck obrigou a retirar elementos da equipa que está encarregue do desenvolvimento do SteamOS e que o principal desafio para trazer o SteamOS para outros dispositivos está no desenvolvimento e optimização dos drivers de hardware. Apesar de o hardware da Steam Deck ser menos potente que o das plataformas concorrentes, muitos jogos funcionam melhor na consola da Valve porque a empresa consegue optimizar os drivers do GPU porque só tem de o fazer para uma configuração única. Naturalmente, implementar este software em configurações de hardware diferentes complica substancialmente o processo de optimização.
A comunidade de utilizadores já disponibilizou clones do SteamOS, como o Bazzite e o HoloISO que podem ser usados em qualquer hardware, mas complexidade do processo de instalação pode afastar os utilizadores com menos conhecimentos técnicos.