As fotografias são das coisas mais importantes que temos, já que marcam momentos e permitem guardar memórias de pessoas e experiências. Infelizmente, as fotografias físicas degradam-se com o tempo e, muitas vezes, quando as digitalizamos, já não estão no seu estado perfeito. No entanto, é possível melhorar fotografias antigas utilizando o editor de imagens gratuito Handy Viewer, que, além de ser fácil de usar, está cheio de ferramentas que podem ajudar a restaurar as cores, remover imperfeições e tornar mais nítidos alguns pormenores.
1 – A chave para editar fotografias de forma eficaz é fazer alterações por camada, de forma que cada uma delas contribua para a melhoria geral. Com esta abordagem, vamos editar uma fotografia antiga – no nosso caso, foi criada por IA e disponibilizada na plataforma Freepik, já que não tínhamos nenhuma em formato digital, à mão. Após instalar o programa, clique ‘File’ > ‘Open’ e, em seguida, navegue até uma fotografia e seleccione-a.
2 – Em primeiro lugar, vamos resolver o tom avermelhado da fotografia. Clique no separador ‘Image’, seguido de ‘Adjust Colors…’ e RGB; arraste o cursor da cor que pretende mudar para a esquerda para reduzir a sua relevância. Na pré-visualização do resultado, vamos deslizar o slider ‘Vermelho’ até que o valor na caixa mostre a fotografia com a cor ajustada o mais possível ao original (no nosso caso, considerámos -32). Clique em ‘OK’ para finalizar o processo.
3 – A imagem ficou com uma cor muito verde e bastante fria. Assim, vamos reduzir a proeminência do verde nos tons mais claros. No menu ‘Adjust Colors…’, vá ao separador ‘Curva de Cor’ , seleccione ‘Verde’ no menu ‘Canais’ e, em seguida, clique e arraste ligeiramente a curva para baixo para a tornar menos acentuada. O quadrado que surge na linha mostra o valor inicial da curva para termos uma ideia do que ajustámos. Após restabelecer o equilíbrio, carregue em ‘OK’.
4 – A fotografia está também um pouco clara – por isso, abrimos novamente o menu ‘Adjust Colors…’, desta vez no separador ‘Contraste’. Deslize a barra ‘Brilho’ para a esquerda para escurecer a imagem; no sentido oposto vai clarear a fotografia. Faça esta operação lentamente, pois é fácil ir longe demais muito rápido. No nosso caso, não usamos a opção ‘Contraste’, mas aconselhamos a que a experimente, já que, em outras situações, pode ser importante para obter um melhor resultado.
5 – Por outro lado, a imagem tem algumas manchas que podem ser eliminadas. Faça zoom nestas imperfeições e clique em ‘Paint’ > ‘Clone’. Carregue no ‘Alt’, clique numa parte da imagem que tenha a mesma cor e solte a tecla; com o cursor do rato, pinte a imperfeição. O Handy Viewer irá retirar uma amostra da área escolhida e utilizar essa cor para disfarçar o que está danificado.
6 – Para tornar a imagem mais nítida, clique no menu ‘Effects’ > ‘Effects Browser’ e escolha ‘Sharpen’ na caixa do lado esquerdo; deslize o slider ‘Intensity’ para a esquerda e para a direita até que a imagem na janela ‘Resultado’ pareça mais nítida. É difícil ver o efeito desta acção, porque a miniatura é muito pequena; por isso, carregue em ‘OK’ para ver a transformação da imagem em tamanho real. Se não estiver satisfeito com o resultado, faça ‘Ctrl+Z’ para anular a alteração e tente novamente.
7 – Se quisermos tornar apenas uma parte específica da imagem mais nítida, como os olhos ou, no nosso caso o banco, temos de usar a funcionalidade ‘Unsharpen’. Para isso, seleccione o menu ‘Paint’ > ‘Retouch’ > ‘Unsharpen’. Clique – ou clique e arraste – na área onde pretende aumentar o nível de detalhe.