Depois da polémica com a Epic Games, cuja app foi retirada da App Store por ter um sistema de pagamentos que contornava o da Apple, chega a vez de o Patreon sentir a pressão da marca da maçã para mudar a forma como os criadores cobram as assinaturas aos seus utilizadores.
A Apple quer que o Patreon use o sistema de transacções da App Store, incluindo pagamentos de compras in-app, tal como acontece com todas as apps que estão disponíveis nesta loja – é uma das regras basilares desta plataforma. Ou seja, se fizermos uma subscrição de uma conta do Patreon via app para iOS, parte desse valor tem de ser entregue à Apple.
De acordo com os responsáveis do Patreon, a empresa já começou um «processo de migração de dezasseis meses para transferir todos os criadores para o sistema de compras na app para iOS, até Novembro de 2025», como anunciou num post, no seu blog.
Aqui, são ainda explicadas as opções que os criadores do Patreon têm quando a app começar a usar o sistema de pagamentos da App Store: lembre-se que a taxa cobrada pela Apple é de 30%. Para fazer face a este incremento, os criadores podem optar por suportar este aumento de preços ou, então, aumentar o valor da subscrição para os seus fãs (imagem de destaque).
Esta mudança começa a ter efeito em Novembro deste ano, mas os criadores podem apenas fazer a transição, no máximo, em Novembro de 2025. Contudo, quem optar por fazer isto, não vai poder oferecer subscrições pela app para iOS.