A Microsoft disponibilizou na passada quinta-feira a versão de testes Build 27686 do Windows 11 no canal Canary do programa de testes Windows Insider. Embora esta nova versão se foque nas melhorias ao Windows Sandbox e no aumento do limite da capacidade na formatação de unidades de armazenamento em FAT32 de 32 GB para 2 TB, também traz uma novidade que serve para melhorar a qualidade de vida dos utilizadores, a possibilidade de mudarem mais facilmente os modos de energia do sistema operativo.
Actualmente, se o utilizador quiser definir um modo de energia específico para quando o PC está ligado à corrente ou está a ser alimentado através da bateria requer uma visita ao Painel de Controlo clássico. Mas, a partir desta versão, será possível fazê-lo através das Definições do Windows 11.
A Microsoft anunciou, num artigo publicado no blogue do Windows, que vai começar a incluir melhoramentos na página ‘Energia e bateria’ das Definições do Windows 11, incluindo modos de energia individuais para quando o PC está ligado à corrente ou a funcionar através da bateria. No mesmo artigo, a empresa também diz que vai integrar melhoramentos à interface desta página, mas não os especificou.
A partir da Build 27685 foram acrescentados dois novos menus à página ‘Energia e bateria’ na secção ‘Modo de energia’. Um para escolher o modo quando o PC está ligado à corrente e outro para quando está apenas a usar a bateria.
Actualmente, estes modos só podem ser alterados através do Painel de Controlo clássico que duplica várias funcionalidades das Definições do sistema, o que pode causar confusão e é mais difícil de usar. No Painel de Controlo, os utilizadores têm de definir individualmente o papel de parede, brilho do ecrã, entre outras coisas para criar um modo de energia personalizado. Se estas definições não forem alteradas, o Windows faz toda a gestão da energia do PC automaticamente.