De acordo com o jornal Financial Times (FT), a Meta e a Google criaram uma «campanha secreta e deliberada» para mostrar anúncios, em específico, a um público de menores e adolescentes (entre 13 e 17 anos).
Este jornal explica que a Google «direccionou anúncios para um subconjunto de utilizadores rotulados como “desconhecidos” nos seus sistemas de publicidade, numa tentativa de disfarçar o grupo que se dirigia aos adolescentes», citado pelo The Verge.
A categoria ‘desconhecido’ refere-se a pessoas «cuja idade, sexo, estatuto parental ou rendimento familiar não são, supostamente identificados», o que «pode permitir aos anunciantes atingir um público significativamente mais vasto quando seleccionado».
O problema é que a Google podia «utilizar os downloads de aplicações e a actividade online para determinar com um elevado grau de confiança que o grupo ‘desconhecido’ era composto por utilizadores mais jovens, diz o Finantial Times.
O FT diz ainda que os «funcionários a Google terão utilizado esta lacuna para contornar as políticas da própria empresa, tendo introduzido regras que bloqueiam a segmentação de anúncios com base na idade, sexo ou interesses de pessoas com menos de 18 anos, em 2021».
Contudo, esta é uma situação que já terá sido resolvida pela Google: o FT diz que a empresa deu início a uma investigação interna e cancelou todas estas campanhas de anúncios para crianças e adolescentes.
«Proibimos que os anúncios sejam personalizados para menores de dezoito anos, ponto final», pode ler-se num comunicado enviado ao FT, pela Google. A empresa liderada por Sundar Pichai disse ainda ter tomado «medidas adicionais para garantir que anunciantes ou agências que tentem contornar as políticas da Google sejam bloqueados».