Os resultados do terceiro trimestre da Apple mostram que o iPhone continua a ser a categoria de vendas mais importante da empresa, e até cresceu em relação ao ano passado. Porém, as vendas destes smartphones estão a cair, pelo segundo trimestre consecutivo.
Segundo os analistas, o grande responsável por esta queda é o mercado chinês, onde os concorrentes da Apple não têm dado hipótese: Xiaomi, Honor, Vivo e Honor têm quotas (muito superiores) à da marca da maçã, que nem aparece no top 5.
Dados da consultora Canalys mostram que as vendas de iPhone caíram de 9,61 para 8,97 mil milhões de euros, entre os dois últimos trimestres. Mesmo assim, as vendas de iPhones, na China, subiram 40% em relação ao mesmo período de 2023, facto que é explicado pelos grandes descontos que a Apple aplicou a estes smartphones, neste mercado.
O que acabou por “salvar” a Apple foi o iPad, que registou o maior aumento de vendas de uma categoria da empresa entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano. O tablet da Apple subiu de 5,36 para 6,65 mil milhões de euros.
Mesmo com estas contrariedades vindas da China, estes resultados financeiros da Apple aumentaram 5% em relação ao trimestre anterior, no que a empresa diz «melhor que as expectativas de Wall Street» (a bolsa dos EUA).