Há quase quinze anos, uma empresa nacional Cardmobili lançava uma app que permitia fotografar cartões de fidelização para incluir numa carteira digital; isto, permitia que deixássemos as suas versões físicas em casa e usássemos apenas as criadas pela aplicação.
Em 2014, a app foi comprada pela Meo, ainda foi actualizada durante três anos, mas acabou por ser abandonada pela operadora e já não tem qualquer update há sete anos. Mais recentemente, houve mais uma app nacional com uma opção semelhante, a Swoo.
Mas, quem tiver um smartphone Android (para já, apenas um Pixel), vai poder fazer o mesmo com a Google Wallet. A funcionalidade foi anunciada em Maio e começa agora a chegar aos utilizadores. Se tiver um Pixel, e quiser digitalizar um cartão de fidelidade/pontos, (a app chama-lhe ‘Passe’), basta abrir a Wallet e, depois, tocar em ‘Foto’.
De seguida, abre-se a câmara para fotografar o cartão: a app detecta o código de barras, como acontecia com a Cardmobili, há quinze anos, e cria a sua versão digital. Na altura, isto acontecia de forma automática e a app detectava o tipo de cartão, com recurso a uma base de dados – hoje, a Google diz que usa, como não podia deixar de ser, inteligência artificial.
Ainda assim, entre a versão disponível nos EUA e em Portugal, há várias diferenças: desde logo, não podem ser digitalizados Cartões de Cidadão, Cartas de Condução e DUA, opções disponíveis no primeiro país.
Depois, a versão nacional também não mostra um texto introdutório sobre o uso de IA para identificar o cartão, nem é possível escolher o tipo do mesmo. Aqui, é apenas possível descrever o âmbito do cartão/passe (opcional) e dar-lhe um nome.