Os utilizadores do Gmail que têm uma assinatura do serviço de IA da Google, o Gemini Advanced (21,99 euros/mês), vão começar a poder usar este recurso para resumir e-mails e procurar informação na caixa de correio.
O Gemini Q&A (é assim que se chama este recurso) foi anunciado num post da Google no seu blog. A empresa diz que iniciou a disponibilização gradual desta funcionalidade na app para Android; já a versão iOS será actualizada «em breve».
Segundo a Google, o processo de rollout vai demorar quinze dias, pelo que o Gemini Q&A só deve ficar disponível para todos os utilizadores em meados de Setembro. Esta novidade surge quase três meses depois de a Google ter anunciado a mesma funcionalidade de IA para a versão web do Gmail.
Na app para Android (e, futuramente, para iOS) as possibilidade de interacção são iguais às do site Gmail: «Pode pedir ao Gemini para procurar na sua caixa de entrada informações como ‘Qual é o número do pedido de compra da minha agência?’, ‘Quanto é que a empresa gastou no último evento de marketing?’ ou ‘Actualize-me sobre os e-mails relativos ao planeamento trimestral’», descreve a Google.