Sete anos depois de ter lançado o Google Play Security Reward Program (GPSRP), a empresa anunciou o seu encerramento. Num e-mail enviado a vários programadores que estavam associados a esta iniciativa, a Google justifica a decisão com o facto de haver cada vez menos denúncias sobre vulnerabilidades em apps da loja.
«Como resultado do aumento geral da postura de segurança do Android e dos esforços de reforço de funcionalidades, temos visto menos vulnerabilidades comunicadas pela comunidade. Por isto, estamos a encerrar o programa GPSRP», pode ler-se neste e-mail da Android Security Team, citado pelo site Android Authority.
O Google Play Security Reward Program (em tradução livre ‘Programa de Recompensas para a Segurança do Google Play’) fecha a 31 de Agosto. Lançado em 2017, o GPSRP só revelou os resultados dos dois primeiros anos: até 2018, a empresa pagou cerca de noventa mil euros em recompensas e, no ano seguinte, o valor subiu até aos 240 mil.
Também em 2019, a Google disse que as verificações automatizadas de segurança implementadas a partir do feedback dado pelos caça-recompensas ajudaram «mais de trezentos mil programadores a corrigir mais de um milhão de apps».