O objectivo é apoiar «pelo menos» quatrocentas ideias de investigação de carácter exploratório em «todos os domínios científicos»: o Concurso de Projectos Exploratórios da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) chega agora ao fim da segunda fase, com o anúncio dos resultados provisórios.
Segundo a FCT, foram recebidas «1890 candidaturas» com mais de 94% a serem admitidas para avaliação: 1791. Os projectos de investigação de carácter exploratório analisados são, na maioria, ligados às Ciências Médicas e da Saúde, com 22,1%.
Seguem-se as Ciências da Engenharia e Tecnologias (17%), as Sociais (16,3%), as Naturais (15,5%), as Exactas (12,8%) e as Humanidades (8,5%). O domínio científico com menos projectos «recomendados para financiamento» são as Ciências Agrárias, com 7,8%.
Lembre-se que o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia prevê uma duração de dezoito meses e uma atribuição de cinquenta mil euros por projecto, com um «adiantamento de 75% do montante atribuído», ou seja, 37,5 mil euros. Neste momento, segue-se a terceira fase (até 19 de Agosto), em que os candidatos que não estejam de acordo com a decisão podem «apresentar pronúncia em sede de audiência prévia de interessados».
Só depois deste processo (que pode ser iniciado na área de utilizador da plataforma myFCT) é que será «divulgado o conjunto final dos projectos a financiar».