No mês que vem, a Huawei deverá ser o primeiro fabricante de smartphones a lançar um dispositivo com ecrã dobrável com duas dobradiças e três zonas, depois de o dito dispositivo ter sido visto várias vezes em utilização. E, recentemente, surgiram rumores de que a Xiaomi estaria a desenvolver um smartphone com características semelhantes.
Mas há um novo concorrente vindo da China para este nicho de mercado. A TECNO mostrou recentemente o Phantom Ultimate 2, um novo smartphone com ecrã dobrável em três. O que distingue este smartphone dos outros deste tipo é que, quando está dobrado, fica com uma espessura de apenas 11 mm. Como termo de comparação, o Galaxy Z Fold 6 da Samsung fica com 12,1 mm de espessura quando está dobrado.
A zona mais espessa do dispositivo alberga a câmara, altifalantes e a entrada para carregamento da bateria. De acordo com a informação fornecida pela TECNO, a redução de espessura foi conseguida através da utilização de um novo tipo de dobradiças e de uma tampa para a zona da bateria que tem 0,25 mm de espessura feita num material chamado ‘super-compressed Titan Advanced Fiber’.
O ecrã principal do TECNO Phantom Ultimate 2 mede 6,48 polegadas e quando se desdobra aumenta para 10 polegadas, oferecendo resolução 3K e um aspecto 4:3. A TECNO também acrescentou a possibilidade de dobrar o ecrã em vários ângulos para proporcionar mais versatilidade na utilização. A empresa optimizou o software para tirar partido desta funcionalidade do ecrã e diz que ambas as dobradiças aguentam até 300.000 dobragens.
Por ser ainda um protótipo, a TECNO não revelou quaisquer especificações nem quando é que o dispositivo pode chegar às lojas.