Criar fotografias compostas com o GIMP

Aprenda a usar o software gratuito de edição de imagem GNU Image Manipulation Program (GIMP) para fazer uma composição de fotografias tiradas com o smartphone.

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 10 min

Normalmente, as fotografias captam um único momento no tempo, mas se quiser mostrar o antes e depois, ilustrar o crescimento de algo ou apenas dar asas à criatividade pode fazer mais sentido criar uma fotografia composta: um único fotograma que contém duas ou mais imagens, colocadas uma em cima da outra. Vamos ensinar-lhe a fazer isto usando o GIMP, um software de utilização gratuita e que tem muitas funcionalidades úteis.

1 – Montar o telemóvel num tripé
Se tiver mãos muito firmes, pode fotografar duas imagens sem necessidade de um tripé, especialmente se não se importar de passar mais tempo a alinhar tudo no editor de imagens. Mas, para obter resultados melhores, recomendamos a utilização de um tripé. Estes existem diversas formas e tamanhos e a uma vasta gama de preços, mas nem todos foram concebidos para smartphones. Para comprar um, basta pesquisar em lojas online ou marketplace como a Amazon, Fnac ou Worten – nós, temos um Manfroto Pixi Smart. Monte o tripé consoante as instruções do fabricante e posicione o telemóvel no ângulo correcto. No nosso caso, vamos fazer uma imagem composta com carrinhos de colecção.

2 – Usar os controlos manuais do smartphone
As câmaras dos telemóveis são excelentes a escolher o enquadramento, a focar o objecto e a utilizá-lo como ponto de referência para definir a luz e nitidez. No entanto, quando está a tirar várias fotografias para utilizar numa composição, existe o risco de as duas fotografias terem níveis diferentes de nitidez, ou que uma seja muito mais brilhante do que a outra. Corrigir a focagem e a iluminação, tanto quanto possível, ao tirar a fotografia irá poupar-lhe muito trabalho a longo prazo. Seja qual for o seu smartphone abra a aplicação da câmara e faça a focagem do objecto colocando o dedo no ecrã para fazer o enquadramento. Em seguida, mantenha um dedo no ecrã e deslize-o para cima e para baixo para definir a exposição. Irá aparecer um ícone de um Sol, onde pode definir a exposição. Quando estiver na posição pretendida, retire o dedo. De recordar que os controlos da câmara em dispositivos Android variam consoante o fabricante e o modelo, por isso, podem não ser exactamente como os que vê na imagem ao lado.

Depois de configurar a câmara, tire as fotografias que vai usar para criar a imagem composta e transfira-as para o seu computador.

3- Abrir e juntar as imagens
Vamos utilizar um editor de imagem para juntar as fotos: sugerimos o GIMP, que pode descarregar em gimp.org – no entanto, pode usar qualquer outro programa que permita trabalhar com camadas. Abra o GIMP e as duas imagens que quer utilizar: estas serão abertas em diferentes separadores, na mesma janela. Clique na tecla ‘M’ para activar a ferramenta ‘Mover’, use a combinação de teclas ‘Ctrl+A’ para seleccionar toda a imagem e ‘Ctrl+C’, para copiar. Em cima, verá miniaturas de ambas as imagens, sendo que, a que está à direita, terá um ‘x’, o que significa que é a que está a editar. Clique na outra imagem para mudar e, em seguida, faça ‘Ctrl+V’ para colar a imagem copiada. Embora pareça que a imagem que colou substituiu a outra imagem, na verdade colou a imagem numa camada separada, como pode ver no painel ‘Camadas’, no lado direito do ecrã. Clique no botão verde no canto inferior esquerdo deste painel para confirmar a criação da nova camada, o que fará com que a segunda imagem seja adicionada ao ficheiro.

4- Alinhar as fotografias
Se usou um tripé para tirar as duas fotografias, estas devem estar bastante bem alinhadas. No entanto, vale a pena verificar antes de avançar: arraste o slider da ‘Opacidade’ para a esquerda, que se encontra na parte superior da área ‘Camadas’, até ao valor 30% – a nova camada fica semitransparente. Verifique se a ferramenta ‘Mover’ ainda está activa (carregue novamente no ‘M’, se quiser ter a certeza) e arraste a nova camada até ficar alinhada com a que está por baixo. Pode acontecer que o ângulo da câmara tenha mudado ligeiramente entre os disparos.

Se não for possível compensar a situação apenas com o arrastar, faça ‘Shift+R’ para seleccionar a ferramenta de rotação. Em seguida, clique e mantenha pressionado o botão do rato e rode até que a orientação das duas imagens coincida. Se continuar a ter problemas em fazer coincidir as imagens, experimente a ferramenta ‘Transformar com pegas’ que pode ser activada com ‘Shift+L’. Isto faz surgir dois pequenos círculos; seleccione um deles para que as duas camadas sejam juntas nesse ponto e, depois, estenda, comprima ou reoriente a camada superior até que o objecto esteja alinhado com o outro – no final, carregue no botão ‘Transformar’. É provável que tenha de continuar a usar o ‘Mover’ e o ‘Rodar’ para fazer pequenos ajuste até as imagens estarem perfeitamente alinhadas.

5- Limpar as margens
Se a camada superior se tiver deslocado significativamente, verá parte da camada inferior de fora. Vale a pena recortar as fotografias para remover essa parte antes de avançar. Use a combinação de teclas ‘Shift+C’ para mudar para a ferramenta de recorte; e seleccione a opção ‘Eliminar pixéis cortados’ . Em seguida, escolha um canto da camada superior e mantenha o botão do rato pressionado enquanto o arrasta para o canto oposto para surgir uma espécie de moldura. Solte quando tiver seleccionado toda a área onde as duas imagens se sobrepõem totalmente. Faça ‘Enter’ para cortar e remover tudo o que se encontra fora da área seleccionada.

6 – Cortar a camada superior
Depois das imagens alinhadas, é preciso cortar a camada superior ao meio para que a inferior apareça. Como já reduziu a opacidade, deve conseguir ver onde está a divisória mais lógica entre as duas imagens. Esta pode ser uma linha vertical, quando os elementos compostos estão do lado esquerdo e direito da imagem, horizontal (quando há parte superior e inferior) ou, até mesmo, diagonal. Clique em ‘R’ para activar a ‘Seleção retangular’ e, em seguida, clique e mantenha o botão do rato pressionado para fazer uma moldura, tal como no passo anterior com o ‘Recortar’. Arraste o rectângulo até que este englobe a parte da imagem que pretende ocultar; não importa se essa parte está na camada superior ou inferior. Certifique-se de que selecciona a altura total da moldura e, em seguida, solte o botão do rato. Carregue no botão que tem uma máscara na parte inferior da área ‘Camadas’ para surgir a funcionalidade ‘Adicionar máscara à camada’. Escolha a opção ‘Branco (opacidade total)’ [2], em seguida, faça ‘Adicionar’. Clique em ‘Shift+B’ para ter acesso à ferramenta ‘Balde de tinta’ e, em seguida, em ‘X’, no teclado, para definir as cores seleccionadas para preto e branco. Os dois quadrados por cima da caixa de ferramentas mostram-lhe quais as cores que estão activas. Continue a premir ‘X’ até aparecer o preto no topo. Agora, clique na área que seleccionou com a ‘Seleção retangular’ e a metade da imagem superior desaparecerá; faça ‘Shift+Ctrl+A’ para eliminar o rectângulo.

Se estiver ao contrário, clique em ‘Cores’ no menu principal e escolha ‘Inverter’ para que os dois lados sejam trocados. Por fim, clique na miniatura da camada superior em ‘Camadas’ e deslize o slider da ‘Opacidade’ totalmente para a direita até ao 100%.

Finalmente, vamos exportar a imagem composta como um JPEG normal com as teclas ‘Shift+Ctrl+E’; escolha um nome (mantendo o .jpg no final) e o GIMP vai criar uma imagem no formato desejado. A imagem final mostra os resultados da edição: dois carros em vez de um.

Exit mobile version