Na semana passada, foram publicadas várias notícias que davam conta que o Painel de Controlo clássico do Windows ia ser descontinuado (ou preterido) e substituído pela aplicação Definições, que está presente no Windows desde a versão 8.
Agora, a Microsoft mudou o texto que estava na página, de: “O Painel de Controlo está a ser preterido a favor da aplicação Definições, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada”, para: “Muitas das definições no Painel de Controlo estão a ser migradas para a aplicação Definições, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.”
Como já foi mencionado, a aplicação Definições entrou no sistema operativo da Microsoft em 2012 com o lançamento do Windows 8. Desde essa altura que a maioria dos utilizadores pensaram que o Painel de Controlo ia acabar por ser completamente substituído pela nova forma de configurar o Windows (até porque é possível alterar as mesmas definições através do Painel de Controlo e das Definições do Windows, o que pode causar alguma confusão). No entanto, já lá vão 12 anos e o Painel de Controlo mantém-se no sistema operativo, embora com menos protagonismo. A Microsoft nunca anunciou oficialmente quando (e se) o Painel de Controlo ia ser substituído e depois das notícias da semana passada, a Microsoft acabou por alterar a informação.
A grande vantagem do Painel de Controlo clássico em relação à aplicação Definições é permitir um controlo mais preciso sobre várias configurações do sistema operativo. Apesar disto, a Microsoft está continuamente a transferir funcionalidades do programa antigo para o mais recente. O exemplo mais recente é a nova funcionalidade que vai ser acrescentada à aplicação Definições, que permite criar planos de energia personalizados para quando o computador está ligado à corrente ou a trabalhar a partir da bateria, o que até agora só era possível fazer através do Painel de Controlo.
Quem usa o Windows há pouco tempo deve sentir-se mais à vontade a usar a aplicação Definições porque é mais parecida com o que se encontra num smartphone. Por isso, faz sentido mudar as funcionalidades do Painel de Controlo para a nova aplicação. No entanto, muitos utilizadores, mais avançados, preferem usar o Painel de Controlo por permitir alterar pormenores que não estão disponíveis na nova aplicação. Assim, é bastante provável que o Painel de Controlo se mantenha até ser possível fazer exactamente o mesmo com a aplicação Definições.