No WWDC de Junho, a Apple entrou definitivamente no jogo da IA nos dispositivos móveis, uma realidade onde a Google já está deste que anunciou os Pixel 8, em Outubro de 2023. A Samsung também tem funcionalidades semelhantes nos seus Galaxy, apresentados no início deste ano.
Contudo, o Apple Intelligence não vai ficar disponível na Europa, quando os iPhone 16 forem lançados. Isto acontece devido à legislação adoptada com o Digital Markets Act, que tem regras mais rígidas no que respeita a segurança e privacidade – estes dois pressupostos não estarão assegurados pela marca da maçã, no iPhone.
E dizemos no iPhone, porque, ao que tudo indica, há sinais de que o Apple Intelligence vai ficar disponível nos Mac com o próximo sistema operativo, o Sequoia, desde que esteja configurado em inglês dos EUA. A novidade foi dada no podcast Upgrade, onde um ouvinte esclareceu que, pelas notas da versão Beta 1 deste SO, o bloqueio apenas é mencionado para a China.
«Li que, no iOS 18.1, o Apple Intelligence está disponível no iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max e que não está actualmente disponível na UE ou na China. Contudo, nas notas do macOS Sequoia 15.1, apenas é mencionado que esta tecnologia só não estará disponível na China», disse o ouvinte deste podcast.
Isto pode fazer sentido, uma vez que o os «Mac não estão sujeitos aos mesmos requisitos da UE que o iPhone e o iPad», lembra o site MacRumors: «Assim, em teoria, a Apple não deverá ter qualquer impedimento para lançar o Apple Intelligence na União Europeia», escreve o mesmo site.
Embora possa haver a possibilidade de a Apple mudar as notas, numa futura Beta do Sequoia, «parece provável que as ferramentas de IA possam chegar aos utilizadores da UE quando o macOS 15.1 for lançado», conclui o MacRumors.