O RePowerE(d)U passou a ter uma participação nacional. Este projecto europeu, destinado a criar «programas de formação contínua em eficiência energética e energias renováveis» com ferramentas de realidade virtual [RV] ou realidade aumentada [RA]», conta, agora, com o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra.
«O principal objectivo é a criação de programas de qualificação e formação contínua destinados a instaladores, técnicos, especialistas, operadores, proprietários e a consumidores e produtores de energia proveniente de fontes renováveis», explica Nuno Quaresma, investigador do ISR.
Estas ferramentas, descritas como «didácticas» e «inovadoras» pela Universidade de Coimbra, entram em “cena” em «sete programas de formação» que têm como objectivo mostrar o modo de funcionamento de «soluções inteligentes para sistemas energéticos de edifícios».
Nesta lista estão, por exemplo, a «produção de electricidade a partir de energias renováveis, o armazenamento de energia e o nivelar dos picos de consumo de energia». Com isto, será possível «desenvolver e explorar a flexibilidade energética que pode ser proporcionada pelos edifícios».
O grande objectivo do REPowerE(d)U é o de ajudar a «lidar com a volatilidade dos mercados energéticos do futuro, através do aumento da flexibilidade dos sistemas energéticos e da limitação da utilização de energia durante as horas de ponta».