Em 2024, a silly season começou mais cedo no que toca a notícias sobre política no digital. Ainda assim, temos o rescaldo das eleições europeias para debater.
Deu-se uma pequena revolução na Europa com os resultados eleitorais, não porque tenha sido a vontade da maioria, mas porque a maioria se absteve de cumprir o seu dever: o resultado está à vista. Ainda assim, há que referir que mais pessoas votaram (em Portugal) comparativamente às europeias de 2019, o que não deixa de ser uma pequena vitória.
A extrema-direita aumentou a sua posição no Parlamento Europeu, mas, por outro lado, os Verdes também aumentaram. Pelo menos, isto é uma boa notícia: os Verdes vão continuar a “albergar” os eurodeputados piratas, tal como em anos anteriores.
Quanto aos resultados dos piratas, mantivemos o eurodeputado alemão e ganhámos três pela República Checa. Isto acaba por ser inédito, já que, até hoje, a nossa representação máxima era de dois eurodeputados. Este ano, todos os piratas que se candidataram ao Parlamento Europeu fizeram-no com um programa único, que podem consultar aqui.