Mais de 270 toneladas de dióxido de carbono, 885 toneladas de e-waste e 94 mil milhões de litros de água poupada desde a criação da Refurbed, em 2017.
Estas são as contas de Kilian Kaminski (na foto de destaque), um dos co-fundadores deste marketplace austríaco, para provar o potencial da venda de dispositivos electrónicos recondicionados. Uma das missões da Refurbed passa por «acabar com a economia linear e passar à circular».
O objectivo é ser transversal a todas as empresas que se dedicam a comercializar produtos recondicionados, além de haver sempre a questão ambiental em cima da mesa. No entanto, a Refurbed não é a tradicional empresa que recebe equipamentos antigos, faz alguns arranjos/operações de cosmética e os faz regressar ao mercado.
Ao contrário de marcas como a Swappie, o Back Market ou a Forall, a Refurbed actua como um marketplace, ou seja, é uma plataforma onde estão reunidas ofertas de várias empresa: «Temos trezentos parceiros em toda a Europa», disse Kilian Kaminski durante a apresentação da marca a um grupo de jornalistas.
Presente em dez países europeus, Portugal é o 11.º onde a marca entra, com um site localizado: «Notámos que os portugueses têm um grande interesse na compra de recondicionados, consciência ambiental e uma confiança muito alta em lojas de tecnologia, na ordem dos 80%», justificou Kaminski.
Como marketplace, a Refurbed acaba por preencher uma lacuna que o co-fundador dizia «estar por preencher há muito tempo», tendo como rivais tanto as outras plataformas de recondicionados, como as grandes lojas on-line. Na verdade, Kaminski tem um objectivo bastante ambicioso para a Refurbed: «Queremos ser a Amazon da sustentabilidade».
Entre os destaques das condições de compra oferecidas aos clientes, estão a garantia alargada até 48 meses (além dos obrigatórios 24 meses) e o facto de ser oferecido um seguro: «Fomos os primeiros a criar este tipo de protecção para recondicionados, na Europa», assegurou o co-fundador.
Ainda com a app sem data para ficar disponível em Portugal, a Refurbed tem descontos entre «20 e 40%» e, no princípio de Agosto, vai estrear a funcionalidade de trade-in, ou seja, será possível um utilizador vender o seu equipamento a um dos parceiros da Refurbed.
Para já, o site tem smartphones (Apple e Samsung), tablets, smartwatches, computadores, periféricos, bicicletas e trotinetas, com Kilian Kaminski a prometer a chegada de pequenos electrodomésticos (como máquinas de café e aspiradores) para «depois do Verão».