Razer Kishi Ultra

Um comando que tem um bom compromisso entre ergonomia e usabilidade para jogar no smartphone.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
4
Avaliação PCGuia
Site da Razer

A tradição da Razer em fazer comandos para usar com telemóveis é recente, mas mete respeito. Em poucos anos, a marca lançou vários modelos Kishi, dos mais compactos aos mais versáteis, que até podem ser ligados ao PC. É precisamente um destes que agora nos chega às mãos: o Ultra, um dispositivo que tem como pergaminho o facto de poder ser usado com smartphones e… tablets.

Na verdade, já tínhamos tido um cheirinho deste conceito com o Edge, uma “consola” que acabou por ser um Kishi V2 Pro acoplado a um smartphone Razer Phone. Com o Ultra, a mensagem que a marca nos dá é a de que podemos usar o comando em multiplataforma, desde o iOS ao Android, passando pelo Windows, fazendo uso de um cabo USB-C: a porta fica à direita, numa zona que não dificulta a sua utilização, quando neste modo. Contudo, aqui temos de fazer a primeira crítica negativa ao Kishi Ulta. Uma vez que não o podemos fechar totalmente para o tornar mais compacto (como acontecia com o primeiro modelo desta gama, que começou apenas por ser compatível com Android), torna-se muito desconfortável de o usar, desta forma. As duas partes estão afastadas por cerca de doze centímetros, o que é estranho num comando para PC. Aqui, achamos que se trata apenas de uma situação de último recurso e não como uma solução para estar a usar como primeira opção.

Onde o Kishi acaba por ser muito útil e prático é na sua flexibilidade: uma vez que tem um suporte extensível, regulado com um sistema de mola, podemos usar desde um iPhone Pro Max recente (só USB-C) a um tablet de pequenas dimensões, como um iPad Mini de sexta geração – a referência são todos os tablets que tenham ecrãs a rondar as oito polegadas. Ainda assim, e devido ao peso destes modelos, mais uma vez o Kishi torna-se desconfortável ao fim de algum tempo, a que se junta o facto de as duas partes ficarem muito afastadas. Mas, com smartphones de ecrãs generosos (seis polegadas), este comando porta-se muito bem e fica com um bom compromisso entre ergonomia e usabilidade, muito por causa de os botões serem mecânicos e proporcionarem uma jogabilidade de alto nível, em qualquer jogo.


Distribuidor: Razer

Preço: €169,90


Ficha Técnica

Compatibilidade: Windows, iOS, Android
Botões: 18, do tipo mecano-táctil
Ligações: USB-C, jack de 3,5 mm
Dimensões: 64,3 x 13,5 x 210 (até 334,8 mm)
Peso: 266 gr

Avaliação PCGuia
4
Funcionalidades 4.5
Experiência de Utilização 3.5
Preço/Qualidade 4
Exit mobile version